A reunião entre o prefeito Dilceu Rossato e o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, confirmou a implantação das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Rua São Cristóvão, nas proximidades do Centro de Ressocialização, no Jardim América. Ainda em maio, durante as festividades do aniversário de Sorriso, Milan esteve no município e anunciou a instalação dos serviços. “Definida a área, passamos agora à tramitação burocrática da documentação, vamos enviar o projeto de doação para a Câmara e assim que for aprovado encaminhamos a documentação para o Sistema Fiemt”, explicou o prefeito.
Inicialmente, serão 20mil m² destinados ao Senai o primeiro dos serviços que dará início a instalação, planejada para 2014 e 16mil m² para o Sebrae e o Sesi que virão na sequência. De acordo com o presidente, R$ 12 milhões devem ser investidos na construção da estrutura física do Senai. “Será um prédio tipo 2 que comporta o atendimento de 1.400 alunos por dia. Esse é um modelo novo, cujo financiamento passou a ser realizado agora pelo Governo Federal”, detalhou. A estrutura física contará com 3.734,93m² dispostos em salas de aula, laboratórios, oficinas, biblioteca, cantina, estacionamento, área administrativa, área de máquinas e de ferramentas. De acordo com a coordenação do Senai, será realizada uma pesquisa in loco para saber quais os laboratórios e as áreas de ensino consideradas como primordiais para Sorriso. Além da estrutura física, o Senai local irá atender com uma unidade móvel disponibilizando capacitações técnicas fora das instalações prediais.
“Essa pesquisa nos dará uma direção do que trazer para cá. Mas a Fiemt tem cursos em todas as áreas e onde quer que o município veja uma oportunidade de crescimento poderemos atuar e fortalecer ofertando a formação técnica. Possivelmente, um dos grande eixos aqui seja a agroindustrialização abrindo caminhos para beneficiar a produção local que é alta”, pontuou Milan. Para o prefeito Dilceu Rossato, a tecnologia está presente em todos os setores criando a necessidade da profissionalização e formação técnica em vários perfis desde agricultura, confecção, construção, “enfim, em qualquer ramo de atuação”, salientou.
Atualmente, o Senai atua no Estado em oito bases fixas e em mais duas bases parceiras. No modelo proposto para Sorriso (tipo 2 com capacidade para 1.400 alunos/dia), há uma unidade no Estado e outra em processo licitatório em Nova Mutum. O presidente da Fiemt pontua que a intenção do Sistema é fazer da BR 163 um eixo de atendimento dos serviços com pólos em Nova Mutum, Lucas do rio Verde, Sorriso e Alta Floresta. Segundo os dados da Federação, 2.849 colaboradores atuam hoje de forma direta na área industrial de Sorriso. Para o vice prefeito, Ederson Dal Molin, esse número irá aumentar consideravelmente. “A cidade está crescendo de maneira muito rápida e a instalação das unidades do Senai, Sebrae e Sesi possibilitará ao empresariado o avanço necessário no campo técnico. A unidade local também atuará como suporte regional, ofertando formação aos municípios vizinhos como Itanhangá, Ipiranga do Norte e outros”, detalhou.