O Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) conclui essa semana o processo de formação de 413 alunos com idade entre 11 e 13 do 7º ano das escolas estaduais Virgílio Correa Filho e Rui Barbosa. A cerimônia de encerramento aconteceu no Ginásio Lauro Immich e contou com a presença do Comanda Regional da Policia Militar, Tenente Coronel Marcos Cunha, Prefeito Adriano Pivetta, comandante do 26º Batalhão de Policia Militar Major PM Claudio Fernando, Diretores das escolas, vereadores, secretários e o instrutor do programa em Nova Mutum Capitão PM, Robson Oliveira Curi.
Até o ato de formatura foram três meses de trabalho com a aplicação de metodologia do programa, que usa o currículo Caindo na Real, uma linguagem moderna que auxilia os adolescentes a tomarem decisões importantes quanto ao não uso de drogas licitas e ilícitas. Segundo o Capitão Curi, que aplicou o programa no município, os adolescentes que participaram tiveram a oportunidade de conhecer através de exemplos, a destruição que a droga causado as famílias, "Além disso, alertamos eles quanto a influência de amizades negativas, respeito aos colegas, saber dizer não e se abster de caminhos que possam levar ao vício das drogas", destaca.
Durante o ato o Prefeito Adriano Pivetta destacou a importância de programas como esses que garante aos adolescentes esclarecimento sobre as drogas, e principalmente os danos que ela gera para toda sociedade, "infelizmente esse é um grande mau que tem consumido muitas pessoas inclusive parte de nossa juventude, então quando observamos programas como esse que orientam nossos jovens ficamos extremamente gratos", lembra.
Para 2014 o programa deve ser ampliado para 100% das escolas estaduais e municipais da cidade, alcançando o maior número possível de alunos das séries. Para que o programa de fato aconteça a Prefeitura assinou um termo de cooperação com contra partida de recursos para que o projeto seja fortalecido.