O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, assina nesta sexta-feira, a ficha de filiação no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), durante um encontro regional da agremiação, em Sinop.
Neri, que até então era filiado ao Partido Progressista (PP), é recebido no PMDB como nome forte para concorrer a uma das oito vagas para a Câmara dos Deputados que estarão em disputa na eleição de 2014. Atualmente ele era segundo suplente do PP e chegou assumir a cadeira de Pedro Henry (PP) por seis meses.
Neri ingressa no PMDB sob a articulação da cúpula nacional do partido, “endossada” pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade (que é deputado federal licenciado pelo Estado de Minas Gerais). O partido visualiza em Geller a possibilidade de garantir mais uma cadeira na Câmara.
Com base eleitoral em Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá), onde é agricultor, Neri obteve 45 mil votos na eleição de 2010. Ele é visto como a voz mais forte do agronegócio de Mato Grosso na atualidade por ser o mato-grossense a ocupar o principal cargo do Estado no governo federal.
Caso venha a disputar e eleição, Neri vai precisar deixar o cargo que ocupa seis meses antes da eleição.