Ao menos 41 profissionais participaram no último 07 de maio, da sexta reunião preparatória para o 8º Congresso Esstadual de Profissionais (8ºCEP) realizado em Diamantino, à 200 km de Cuiabá. "Tivemos uma participação significativa e bem positiva por parte dos profissionais de Diamantino", avaliou o conselheiro André Luiz Shuring, membro da Comissão Organizadora Regional (COR-MT).
Os eixos temáticos formação profissional e inserção internacional foram os que mais despetaram o interesse dos presentes que discutiram a entrada de profissionais estrangeiros no mercado brasileiro, currículo acadêmico, validação de diplomas estrangeiros, proliferação de cursos tecnológicos e fortalecimentos das entidades de classe. "Muitas vezes ficamos concentrados em nosso dia-a-dia e esquecemos que precisamos contribuir para o Sistema. Gostei de participar com certeza vou apresentar minha proposta", avaliou a engenheira florestal Camila de Oliveira.
Os delegados que representarão a região são o engenheiro agrônomo e inpetor Rogério Cocco Rubin e o engenheiro sanitárista Alberto Duailibi Júnior.
Em Mato Grosso, ao todo serão 28 reuniões preparatórias para a realização do 8ºCEP marcado para 19 de julho em Cuiabá. Ocasião em que os delegados eleitos nas regiões analisarão as propostas sendo compiladas em no máximo 20 e encaminhadas para discussão nacional. “O trabalho do Crea-MT neste processo é de oportunizar a maior participação de profissionais e estudantes, na discussão dos marcos legais das profissões e por isso contamos com a partipação de todos", explica o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego.
A realização dos Congressos Estaduais de Profissionais – CEPs, realizados em todos Creas da federação, ocorrem a cada três anos quando, organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), acontece o Congresso Nacional de Profissionais – CNP. O evento também conta com a participação da Caixa de Asssitência de Profissionais do Crea – Mútua.