.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 30/05/2013 ás 08:07h

Sistema de transporte coletivo já opera com 100% da frota na capital

Termina a greve dos motoristas de ônibus emCuiabá

Solimar Siqueira

Com o término da audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho, TRT, também chegou ao fim a greve dos trabalhadores no sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, após três dias de paralisação. Ontem (29-05-13) a intenção era o retorno de 100% da frota a circular. No entanto, teve empresa que não conseguiu esse percentual, o que ocorrerá hoje (30-05-13), dentro dos padrões estabelecidos para dias de feriados.

No acordo ficou definido que os motoristas que hoje ganham 1.500,00 reais para acumular também a função de cobrador, figura extinta no transporte público, passarão a receber 1.690,00 até o mês de agosto, a partir daí passam a ter salário de 1.900,00 reais. Os motoristas abriram mão de tentar um acordo na reivindicação do plano de saúde.

O empresário Ricardo Caixeta Ribeiro, dono da Pantanal Transportes e presidente do sindicato que representa as empresas de ônibus, garantiu que os 3 dias de paralisação não serão descontados nos salários dos grevistas. A assembleia entre os motoristas foi realizada ainda dentro do plenário do Tribunal Regional do Trabalho e o acordo foi firmado.

No primeiro dia, houve confusão com ônibus apedrejado e diversas troca de acusações entre as 4 empresas que operam nas 2 cidades e descumprimento de uma decisão da Tribunal Regional do Trabalho, que obrigava a circulação de 50% da frota.

No segundo dia, o número de coletivos circulando chegou bem próximo ao valor determinado pela Justiça, mas não nos 50%. Contudo, os motoristas garantiram que a metade da frota saiu das garagens.













Solimar Siqueira

Comentários ( )