.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 23/02/2014 ás 18:47h

Ministro deve vistoriar aeroporto da Copa em Cuiabá nesta segunda (24)

Moreira Franco, da Aviação Civil, deve visitar Aeroporto Marechal Rondon.

G1MT

A Secretaria da Aviação Civil confirmou nova visita do ministro Wellington Moreira Franco às obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), que deverá ser a principal porta de entrada para visitantes do estado durante a Copa do Mundo deste ano. O ministro deve desembarcar no aeroporto às 9h30 desta segunda-feira (24).

Em Várzea Grande, Moreira Franco deverá verificar o andamento dos trabalhos coordenados pela Infraero e que ele mesmo criticou durante sua última visita às obras, em 23 de janeiro, quando exigiu celeridade na construção e fez questão de lembrar que o terminal já foi considerado o pior dos 15 que deverão atender ao fluxo de passageiros da Copa no Brasil.

a ocasião, o ministro apontou sucessivos atrasos nas entregas de partes da obra e cobrou das três empreiteiras responsáveis – as quais venceram a licitação da Infraero por meio de um consórcio – celeridade no andamento dos trabalhos.

Obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá. (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)
Até então, o status da obra era de apenas 40% concluídos e o ministro exigiu que até o final de março estivessem prontos pelo menos o estacionamento, as vias de acesso e os terminais de embarque e desembarque do aeroporto.

Ele argumentou que o prazo de março precisa ser respeitado para que, às vésperas do prazo final do contrato de obras (em abril), a diretoria operacional da Infraero tenha condições de organizar o funcionamento do aeroporto em sua nova estrutura para atender à demanda da Copa do Mundo, adequando o fluxo de passageiros e toda a logística a padrões internacionais de qualidade.

Para assegurar o cumprimento deste compromisso, na mesma visita o ministro avisou que retornaria ao aeroporto ao final de fevereiro para averiguar o andamento das obras.

Ainda em sua última visita, Moreira Franco atacou a repetição do discurso de compromisso com a conclusão do terminal em detrimento da apresentação de resultados concretos da obra. "Não adianta trabalhar só com intenções. O que queremos é que o contrato seja cumprido", declarou.

Infraero

Procurada para comentar a próxima visita de Moreira Franco a Mato Grosso, a assessoria da Infraero afirmou que as obras do aeroporto “avançaram como um todo”, não sendo possível mensurar avanços em frentes de trabalho específicas.

Neste mês, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) - órgão estadual responsável pelos preparativos do evento da Fifa em Mato Grosso - admitiu que as obras do Aeroporto Marechal Rondon não devem ser 100% concluídas até junho, quando serão realizadas as quatro partidas programadas para Cuiabá. Conforme a nova previsão do órgão, apenas a ampliação do aeroporto deve ser entregue em tempo, enquanto a reforma da ala antiga deve ser concluída após o torneio.

Aeroporto da Copa

Com vistas à Copa, o projeto de reforma e ampliação do Marechal Rondon foi licitado por mais de R$ 77 milhões, mas o valor final poderá chegar a R$ 115 milhões, segundo a Infraero. As obras devem ampliar a área atual de 5,46 mil metros quadrados para 13,2 mil e dobrar a capacidade de passageiros, chegando a condições de atender até 5,7 milhões por ano. Atualmente, a estrutura suporta 2,5 milhões de passageiros anualmente.



G1MT

Comentários ( )