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Atualizado em 27/11/2013 ás 09:23h

Governo leiloa trecho da BR-163 em Mato Grosso nesta quarta-feira

G1

Sete grupos disputam nesta quarta-feira (27) a concessão de 850,9 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso. O leilão está marcado para as 10h na BM&FBovespa, em São Paulo, e apontará quem vai explorar o trecho pelos próximos 30 anos.

Vence o leilão o consórcio que oferecer o menor valor para o pedágio que será cobrado dos motoristas. O teto para a tarifa, fixado no edital, é de R$ 5,50 para cada 100 quilômetros.

O trecho em MT da BR-163 é o segundo a ser leiloado pelo governo dentro do Plano de Investimento em Logística (PIL). O primeiro foi o trecho da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais, no dia 18 de setembro, e teve o consórcio Planalto como vencedor.

A BR-163 é o principal canal de escoamento da safra agrícola do estado e por onde passam 70% da produção regional de grãos.

Apenas na temporada 2012/13 foram cerca de 34 milhões de toneladas de soja e milho escoados pela rodovia, segundo cálculos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O trecho que será concedido à iniciativa privada liga as regiões médio-norte ao sudeste do estado, até a divisa com Mato Grosso do Sul. Corta a maior zona produtora de grãos, passando por 19 municípios, entre eles Sorriso, capital brasileira do agronegócio e a maior produtora individual de soja do mundo.

Quem vencer o leilão deve assumir as obras em uma estrada cuja infraestrutura já foi listada entre as 10 piores do Brasil, pela pesquisa Rodovias 2013 da Confederação Nacional do Transporte.

A sinalização da via desagrada e é ruim. O estado geral, o pavimento e a geometria, por sua vez, são regulares. “Esta foi uma rodovia aberta ainda na década de 70, no governo militar, dentro do plano de integração nacional, quando o lema era ocupar para não entregar. Atendia apenas a necessidade da época”, diz Jorge Baldo, ex-presidente do extinto Movimento Pró-BR-163 de Mato Grosso.

Do total de 850,9 km do trecho, quase 720 km (718,8 km) são em pista simples; 18,2 km de pista dupla sem canteiro central; 95,7 km com pista dupla e com canteiro; e 44,8 km de vias marginais pavimentadas.





G1

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