.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 10/02/2014 ás 18:51h

Dilma participa pela 1ª vez de Plano Safra; 2,5 mil devem assistir discurso

Dilma vem a Lucas do Rio Verde Nesta Terça 11

rdnews

Pela primeira vez a presidente Dilma Rousseff (PT) vai participar de evento para lançar Plano Safra. Conforme assessoria da presidente, nos registros também não constam a participação de outros presidentes em evento. Ela vai chegar amanhã (11) pela manhã em Sinop com o avião da presidência e, na mesma cidade, pega um helicóptero da FAB até o aeroporto de Lucas do Rio Verde.

A cerimônia vai começar às 9h30. A presidente vai assistir a colheita e o plantio simbólico de soja e milho em tenda já montada em frente a Fundação Rio Verde – centro de pesquisa no município. Na ocasião só poderão participar autoridades e imprensa. Logo depois, começam os discursos. O primeiro será com o prefeito de Lucas, Otaviano Pivetta (PDT), que dará as boas vindas a chefe do Executivo Nacional. Depois deve falar o secretário de Políticas Agrícolas Neri Geller (PMDB), seguido do Ministro da Agricultura Antônio Andrade.

O governador Silval Barbosa (PMDB) deve ser o penúltimo a discursar, encerrando com a presidente. Devem estar presentes no ato também os ministros do Transporte . Estão previstas a presença da bancada ruralista, tanto no que diz respeito à Câmara Federal quanto ao Senado. Todos os deputados federais – Wellington Fagundes (PR), Eliene Lima (PSD), Roberto Dorner (PSD), Julio Campos (DEM), Valtenir Pereira (Pros), Ságuas Moraes (PT), Carlos Bezerra (PMDB) e Nilson Leitão (PSDB) - e os senadores Jayme Campos (DEM) e Blairo Maggi (PR). O senador Pedro Taques (PDT) não confirmou, mas deve comparecer. Entedidades do setor agrícola nacionais e do Estado marcam presença entre eles Aprosoja, Organização das Cooperativa do Brasil (OCB), Famato, Aprosmat, Acrimat, Ampa, Abrapa e SindÁlcool. 

No momento dos discursos o evento fica aberto ao público. A expectativa é que cerca de 2,5 mil pessoas participem. Os secretários do governo do Estado devem chegar ainda hoje (10). O espaço aéreo, devido a presença de Dilma, vai ficar fechado das 7h30 até o horário que ela deixar o município. O mesmo vai acontecer com a MT 449, entre o aeroporto e a fundação, também liberado só quando ela for embora.

Para o secretário Neri Geller, a estada da petista no Estado mostra a importância que o governo federal tem dado à agricultura brasileira. “Houve avanço da produção na última década, sendo o Centro -Oeste quem mais apresentou resultado. Só ano passado foram 196 milhões de toneladas”, destacou em entrevista coletiva. Ele lembra também da existência de trabalho em cima da tecnologia e do aumento da produção e de recursos disponibilizados. Só em seguro do plantio, no país, teve 70% de incremento, mas Mato Grosso, como tem clima estável, não necessita tanto do benefício.

A secretária de Agricultura de Lucas do Rio Verde Luciane Copetti, com as boas perspectivas de crescimento no setor, disse que no município o foco é o crescimento do pequeno agricultor a fim de aumentar a renda da agricultura familiar. “A vinda da Dilma é um desejo de longa data para que o governo veja a importância da região e os problemas como as rodovias, que estão precisando de melhorias”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Paulo Nunes enfatizou a importância da ferrovia para a região para que o Estado possa fazer frente com a produção do Sul e Sudeste. “Unimos forças para um objetivo em comum que é a vinda da presidente Dilma. Deixamos ideologias de lado”, pondera.









rdnews

Comentários ( )