.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 11/10/2013 ás 09:07h

Geração de empregos cai em Cuiabá, Lucas e Mutum

Só Notícias

A geração de empregos recuou em Cuiabá e algumas cidades do Nortão, de janeiro a agosto, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho apontam que a redução, na capital, foi de 2 mil postos de trabalho. Em Lucas do Rio Verde, foram 707 empregos a menos e Nova Mutum 328.

De acordo com o economista Feliciano Azuaga, a economia desacelerou e principalmente nas grandes metrópoles, "onde a geração no setor de serviços e indústria recuou. Já as cidades que tem o forte na agricultura a geração está mais estável", disse, ao Só Notícias.

Os números mostram que, de janeiro a agosto de 2012, a indústria foi responsável pela contratação de 522 pessoas, sendo que este ano, durante o mesmo período apenas 39. Em Lucas, a geração de empregos na indústria também diminui (-347 postos); Na capital (-143).

Em Mato Grosso, foram 9,3 mil postos a menos. A indústria foi responsável por menos 3,4 mil empregos.

Em Sinop, a situação é diferente, por exemplo, Só Notícias apurou que até agosto foram abertos 248 postos a mais, em relação ao ano passado. Em Sorriso o aumento foi de 88 empregos.

"O cenário deve continuar assim por um longo período. Conforme o governo aumenta a taxa de juros, diminui o crédito", explicou o economista.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),divulgado recentemente, indica que o emprego na indústria brasileira recuou 0,6% em agosto, na comparação com o mês anterior. A queda é a maior desde abril de 2009.









Só Notícias

Comentários ( )