.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 24/01/2014 ás 17:45h

Dia de campo em Nova Mutum leva informação ao produtor

Na programação estão palestras e debates, resultados de uma área experimental e dados do Circuito Tecnológico

Ascom Aprosoja

Com intuito de levantar os gargalos e as necessidades dos produtores rurais, nesta safra 13/14, e apresentar resultados e análises a partir destas demandas, a Fundação MT está percorrendo as principais regiões produtoras de soja do estado. O projeto “Fundação MT em Campo” conta com a parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

Nesta sexta (24) e sábado (25), o projeto passa pela cidade de Nova Mutum, com programação durante todo o dia. Além de apresentar os resultados de uma área experimental coordenada pela Fundação MT no munícipio, acontecem debates sobre vários temas, e também a apresentação dos dados do Circuito Tecnológico da Aprosoja referentes à safra 13/14.

Para o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas, parcerias como esta são fundamentais para produtores e técnicos. “O trabalho próximo potencializa as ações. Nestes dias traremos informações colhidas no campo durante o Circuito Tecnológico, quando os produtores estavam pensando esta safra. São informações sobre insumos, sementes, técnicas, mão de obra e gestão que constituem a rotina da propriedade.”

Nas palestras entre os temas a serem debatidos estão: Manejo de herbicidas na cultura da crotalária; Adubação foliar em soja; Estádios de dessecação da soja, Manejo da população de cultivares; Manejo de lagartas na cultura da soja; Estratégias de manejo de correção do solo x produtividade da soja; Manejo de doenças; Bicos de pulverização; e Resposta à adubação.

Segundo Leandro Zancanaro, pesquisador da Fundação MT e coordenador do projeto é uma oportunidade de aprender e trocar informações essenciais ao cultivo das lavouras. “Serão dois verdadeiros dias de campo, onde a classe produtora, profissionais da área técnica e estudantes terão acesso aos protocolos montados, às informações coletadas em safras anteriores e ainda poderão sugerir novos protocolos.”













Ascom Aprosoja

Comentários ( )