.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 22/10/2013 ás 07:55h

Sorriso: obras do centro de pesquisas da Unemat deve começar em 2014

Só Notícias

A Universidade Estadual de Mato Grosso pretende construir, em 2014, um centro de pesquisas em alimentos em Sorriso. O projeto do parque tecnológico já começou a ser desenvolvido por técnicos, professores e uma equipe da prefeitura municipal. É provável que seja concluído até dezembro. O próximo passo é definir o local onde será construído. O município está analisando várias áreas e uma será repassada para a instituição.

O reitor Adriano Silva disse, ao Só Notícias, que em 2014 o centro deve ficar pronto. "Temos esta expectativa e não podemos apontar prazos, nem quando entrará em funcionamento porque o centro está na fase embrionária", expicou. Sorriso foi escolhido porque é o maior produtor nacional de soja e o centro vai ter papel fundamental para fortalecer a economia local e regional. "Queremos verticalizar esta produção, colaborar para melhorar a qualidade e agregar valores". Este centro de pesquisas vai ajudar os produtores a melhorar também a produtividade, com informações muito importantes para os produtores. Outro fator fundamental é que hoje, estamos exportando muita matéria prima e Mato Grosso precisa agregar valor ao produto primário para industrializar aqui muitos produtos. Óleo de soja, por exemplo, seria uma das alternativas. A soja tem vários derivados", acrescentou o reitor.

Adriano disse que os estudos dos investimentos financeiros estão sendo feitos e acredita que a iniciativa privada também deve participar da implantação do centro e pesquisas. "Esta junção de forças com o poder público poderá fazer com que o centro saia do papel rapidamente", aposta.

















Só Notícias

Comentários ( )