.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 06/05/2014 ás 09:47h

Empresas se unem para promover uso correto e seguro de defensivos agrícolas

Atanor, Dow AgroSciences, Milenia e Nufarm são as companhias integrantes da Iniciativa 2,4-D

ML&A Comunicações

Com o objetivo de gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, as empresas Atanor, Dow AgroSciences, Milenia e Nufarm uniram-se para formar a Iniciativa 2,4-D. Com o suporte de instituições acadêmicas, o grupo promove, desde 1999, ações educativas sobre boas práticas agrícolas em diversas regiões do país e estimula o uso correto de equipamento de proteção individual. Além disso, a Iniciativa 2,4-D apoia projetos como o Projeto Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos, realizado no Paraná. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e os cuidados para se evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas.

“Uma melhor consciência das condições ambientais e um melhor entendimento das causas da deriva podem ajudar os agricultores, operadores de pulverizadores e técnicos a decidirem por aplicações mais seguras e eficientes, garantindo, ao mesmo tempo, eficácia biológica e segurança ambiental,” afirma Ana Cristina Pinheiro, Coordenadora da Iniciativa 2,4-D.

O grupo apresenta-se como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiado por estudos acadêmicos, visa a desmistificar o uso do 2,4-D. Como resultado da aliança entre as quatro empresas, o site www.iniciativa24d.com.br foi criado para disponibilizar informações que devem ser consideradas serviço público, resultado de pesquisa da Iniciativa 2,4-D.

Conheça as empresas que formam a Iniciativa 2,4-D:

 

Atanor

 

O nome da empresa, Atanor, faz referência ao forno utilizado pelos antigos alquimistas. Nele é simbolizada, ao mesmo tempo, a tradição de uma ciência e a pesquisa constante de novas tecnologias. Fundada em 1938, em Buenos Aires, Argentina, a Atanor é um complexo industrial com 10 plantas e atua nos seguimentos: Agroquímicos, Químicos e Petroquímicos, Polímeros e Alimentícios. Em 1994, a Atanor iniciou suas atividades na produção de defensivos agrícolas. A mais importante produtora de agroquímicos da América Latina possui um faturamento de aproximadamente US$ 750 milhões.

 

No Brasil, a empresa tem sede em Porto Alegre (RS) e conta com uma fábrica localizada em Resende (RJ), que produz atualmente 2500 ton/ano de Fungicidas Cúpricos.

 

“Somos uma empresa que visa atender a demanda no mercado de defensivos do Brasil, oferecendo produtos de qualidade e preços acessíveis para o produtor. A Atanor é a única empresa na América Latina com capacidade de síntese dos três principais herbicidas comercializados no mundo, ou seja, 2,4-D, Glifosato e Atrazina. Suas fábricas contam com equipamentos de alta tecnologia, o que lhe permite produzir defensivos agrícolas de grande qualidade,” declara Patrícia Cristine Severo, responsável técnica da Atanor.

 

Mais informações: www.atanorbrasil.com.br

 

Dow AgroSciences

 

A Dow AgroSciences é uma das mais importantes companhias mundiais de ciência e tecnologia para o agronegócio. Com base em Indianápolis, Estado de Indiana, nos Estados Unidos, é uma empresa de primeira linha de produtos para a agricultura, oferecendo soluções agroquímicas e biotecnológicas inovadoras em todo o mundo. Suas áreas de atuação incluem a proteção às lavouras, com o controle de pragas, plantas daninhas e doenças, e o fornecimento de cultivares/híbridos e biotecnologia de alta qualidade que garantem a produtividade de cultivos. A empresa, subsidiária em caráter integral da The Dow Chemical Company, teve volume de vendas de cerca de mais de US$ 8 bilhões em 2013. No Brasil, a Dow AgroSciences opera com sede em São Paulo, e tem aproximadamente 800 funcionários.

A Dow AgroSciences investe milhões de dólares e anos de pesquisa para atender às necessidades do mercado. Com seu Programa de Product Stewardship tem levado ao homem do campo o conceito de uso correto e seguro de defensivos agrícolas, com informação e treinamento sobre armazenagem, transporte, descarte de embalagens, o uso do equipamento de proteção individual (EPI) e tecnologia de aplicação. “Desenvolvemos diversas ações, muitas em parceria com órgãos públicos e privados, para difundir este conceito aos produtores. A Dow AgroSciences é uma empresa consciente do seu compromisso com a produtividade agrícola e com a qualidade de seu trabalho,” explica Ana Cristina Pinheiro, especialista em Product Stewardship de proteção de cultivos da Dow AgroSciences.

 

Mais informações: www.dowagro.com/br/

 

Milenia Agrociências

 

A Milenia Agrociências é uma indústria do setor agroquímico que está entre as 10 maiores companhias produtoras de defensivos agrícolas do país. Atuando há mais de 40 anos no agronegócio, a empresa conta com aproximadamente 550 colaboradores, divididos entre as unidades industriais de Taquari (RS) e Londrina (PR), e 13 regionais de vendas, que realizam a interface com cooperativas, distribuidores e produtores no Brasil e no exterior.

 

A companhia integra o Grupo israelense Makhteshim Agan, presente em mais de 120 países e responsável por congregar empresas que estão entre as mais avançadas do mundo no setor de química fina. Em 2011, o Grupo foi incorporado pela ChemChina, uma das maiores empresas de produtos químicos da China, com expressão mundial. Atualmente, passa pelo processo de transição de sua marca, instituindo globalmente o nome ADAMA. O lançamento oficial está previsto para abril de 2014.

 

Com uma capacidade fabril instalada de 170 milhões de quilos/litros por ano, a Milenia tem em seu portfólio produtos diferenciados e uma gama de intermediários químicos orgânicos, inorgânicos entre outras soluções, que colocam a empresa entre as maiores fabricantes do setor no país e consolidam a sua relação e parceria com o agricultor.

 

Mais informações: www.milenia.com.br

 

Nufarm

 

A Nufarm é uma empresa australiana do setor agrícola presente em mais de 100 países. Sua especialidade é a produção de Defensivos Agrícolas, oferecendo ao agricultor soluções para as mais diversas culturas. Tem como foco a inovação e alta tecnologia para desenvolver uma agricultura sustentável e com baixo risco para seres humanos, animais e meio ambiente, que asseguram lavouras mais saudáveis e rentáveis, atendendo diferentes perfis de clientes. No Brasil, a atuação da Nufarm teve início em 2005, com a aquisição da Agripec e passou a atuar expandindo em grande velocidade e estendendo seu padrão de diferenciação e qualidade no setor agrícola brasileiro. Atua no segmento de agroquímicos e a partir de 2012 também em sementes com a Nussed, que iniciou suas operações no Brasil através da aquisição de 51% da Atlântica Sementes.

 

A Nufarm está agora classificada como a nona maior empresa de defensivos agrícolas do mundo, com uma posição de liderança na Austrália e operações substanciais na América do Norte e Sul, Europa, Nova Zelândia e Ásia. É a oitava no ranking mundial na fabricação de produtos fitossanitários e a segunda em produção de fitossanitários pós-patente.

 

Com a missão "Grow a Better Tomorrow", a Nufarm ajuda no desenvolvimento da agricultura mundial.

 

Mais informações: www.nufarm.com/Inicio

 

 

 

 



ML&A Comunicações

Comentários ( )