.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 07/03/2014 ás 09:21h

Produtor de Nova Mutum vende 7,5 mil pés de alface por semana em Cuiabá

Empresário firmou contrato com supermercados e restaurantes após rodada de negócios promovida pelo Sebrae e já investe na ampliação da estrutura para conseguir atender a clientela

Comunicação Sebrae/MT

Um agricultor de Nova Mutum, 264 km ao norte de Cuiabá, entrega semanalmente 7,5 mil pés de alface no comércio da Capital. O produto é cultivado no sistema de hidroponia e é uma alternativa para os empresários que querem oferecer folhas com qualidade aos clientes na época das chuvas.

Ademir Triches explica que por não ter contato com o solo e estar em um ambiente controlado, a produção mantém a qualidade e também o tempo ideal para maturidade, o que não acontece no cultivo tradicional.

Triches, que é técnico agrícola e proprietário da Hidropônicos Cristalina, relata que a falta de sol e o excesso de chuva faz com que a alface plantada na terra não fique pronta para o consumo em 45 dias, como determinam as regras de plantio.

O prolongamento do período faz com que as folhas fiquem amargas e com a aparência amarelada, o que prejudica a comercialização.

Duas vezes por semana, um caminhão vem até Cuiabá para entregar os produtos. Ele explica que o preço do frete é diluído no valor por unidade e fica imperceptível ao consumidor.

Para atender os clientes que possuem uma demanda menor de alface, o empresário fez parceria com uma distribuidora. Ela receber o produto em grande quantidade, ensaca e redistribui.

O produtor diz que conheceu parte dos clientes dele nas rodas de negócios promovidas pelo Sebrae em Mato Grosso. Ele assegura que alguns contratos foram firmados no encontro, outros foram concluídos após um tempo.

A meta dele é ampliar o negócio, que atualmente produz 3,1 mil pés por dia. Além da capital mato-grossense, toda região Norte é atendida pela empresa.

A Hidropônicos Cristalina tem quatro barracões de 135m X 12m, outros 14 barracões de 20m x 2m e está em fase de construção mais duas estruturas de 54m por 7m.

Triches, que também faz parte do Programa Sebrae 2014, relata que o objetivo da empresa é ampliar a produção em 20% nos próximos oito anos. A porcentagem foi construída com base na perspectiva de crescimento dos clientes da empresa. ”Precisamos ampliar para não dar espaço para concorrência”, argumenta.

Além da alface, a hidropônica também produz agrião, couve, rúcula e agora, planta tomate do tipo cereja e salada em fase de experiência. As sementes foram trazidas de São Paulo.

TURISMO TECNOLÓGICO –

A propriedade de Triches está incluída no projeto de Turismo Tecnológico, que desde o ano passado oferece visita em propriedades rurais de Nova Mutum.

A ideia é multiplicar as tecnologias e inovações empregadas nas áreas do município, tidas como referência no setor de agronegócio.

O projeto será apresentado em feiras e eventos nacionais e após a Copa do Mundo, haverá um famtur direcionado as operadoras de turismo. Além da Hidropônicos Cristalina, os integrantes do famtur poderão visitar as empresas: Suco de Uva Melina; Grupo  Vanguarda; Grupo Mutum; Grupo Hoepers;  Agropecuária Bom Jesus; Tauá Biodiesel. 



Comunicação Sebrae/MT

Comentários ( )