.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 11/02/2014 ás 14:06h

Plateia de produtores não perdoa e vaia Dilma e Silval na abertura de safra recorde

Em MT, Dilma divulga o edital da ferrovia que ela viria lançar em 2010

Reportermt

Dilma aproveitou para ‘contornar’ o atraso de quatro anos nas obras da Ferrovia do Centro Oeste que era para ter sido lançada por ela, quando era pré-candidata a presidente da República. A presidente declarou que a FICO se tornou sua fixação.

Em Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá) , a exigente plateia formada em sua maioria por representantes da classe produtora de Mato Grosso, não perdoou a maior autoridade do Brasil, a presidente Dilma Rousseff (PT) e muito menos do Estado, o governador Silval Barbosa ao expressar sua desaprovação com vaias, na manhã desta terça-feira (11).

Dilma recebeu uma ‘desaprovação sonora’, meio tímida do público, logo que chegou ao local do evento de abertura oficial da safra de grãos brasileira. Mas a presidente ainda teve sorte, porque as vaias foram 'abafadas' por aplausos ao mesmo momento. 

Já o governador Silval Barbosa, não contou com tanta divisão de opiniões na plateia, ao iniciar seu discurso, não houve quem não ouvisse as vaias direcionadas ao chefe do Executivo Estadual. Diante da situação Silval não se abalou e continuou seu pronunciamento agradecendo a presidente Dilma Rousseff (PT) pelos investimentos no setor agrícola e principalmente em questões de infraestrutura de um estado, denominado por ele como gigantesco. 

DILMA SIMPÁTICA

Em seu discurso a presidente teceu vários elogios ao exemplo que o Estado de Mato Grosso se tornou, reafirmou sua parceria e aproveitou para ‘contornar’ o atraso de quatro anos nas obras da Ferrovia do Centro Oeste (FICO), que como ela mesma disse, era para ter sido lançada por ela, quando era pré-candidata a presidente da República. Novamente candidata, a presidente declarou que tem a FICO como uma grande fixação. 

“Amanha é julgada no TCU [ Tribunal de Contas da União] a ferrovia de Araçu (Goiás) a Lucas do Rio Verde (MT), que um dia há muito tempo atrás estava tendo a colheita aqui, eu falei que vinha, mas não vim e avisei o Blairo [Maggi] e ele me botou no telefone eu prometi fazer uma ferrovia. Então essa ferrovia é uma das minhas fixações”, discursou a presidente. 

Em seguida, a presidente afirmou que sua outra fixação seria a hidrovia e ressaltou a importância de se interligar os modais de transporte ferroviário, rodoviário e hidroviário. 

A parte mais esperada do pronunciamento da presidente foi com relação a uma novidade que o secretário de Agricultura do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Gueller já havia informado que seria de agrado dos produtores. Dilma em público, estabeleceu o preço mínimo do algodão. 

“Acredito que é muito importante a garantia de preço mínimo. E vou fazer um anúncio da política de garantia do preço mínimo. De fato definimos o preço mínimo de R$ 54 reais a arroba”, declarou a presidente com aplausos do público. 

SAFRA BRASILEIRA 

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a safra de grãos deste ano é recorde e deve chegar a a193 milhões de toneladas. A presidente Dilma, ressalta que a estatística é conservadora e o número pode ser ainda maior. 

“Os produtores e os próprios ministros estão falando em 196 milhões de toneladas. O que é uma ótima notícia. Mas é certo que menos que 193 milhões não será e isso é uma vitória do agronegócio no Brasil. Essa vitória é o que nós estamos celebrando aqui hoje também.É uma vitória do agronegócio do Brasil do Mato Grosso”, frisou a presidente. 

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, destacou que só para Mato Grosso a previsão de colheita é de 46 milhões de toneladas de grãos. 

O aumento da safra de 2014 seria de 3,6% em relação ao ano passado. Somente para a colheita de soja, a CONAB prevê 90 milhões de toneladas, quase a metade de toda a safra brasileira. 

A soja, conforme a CONAB, foi responsável por um aumento de mais de 10% na produção de grãos. 

PALANQUE 

Na cerimônia de abertura da safra brasileira o ‘palanque’ foi composto também pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, os ministros dos Transportes, César Borges, e da Agricultura, Antônio Andrade, além dos senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), o presidente e o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior (PMDB) e Mauro Savi (PR), respectivamente, além de outros oito deputados. Pelo menos dez prefeitos de municípios da região, e outras várias lideranças do setor agrícola também se fizeram presentes. 



Reportermt

Comentários ( )