.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 06/08/2013 ás 10:09h

Ferrovia de Lucas a Goiás está próxima de ser licitada

Só Notícias

 

A ligação ferroviária entre Lucas do Rio Verde e Uruaçu (GO) deve ser um dos próximos trechos a serem licitados pelo governo federal, no Programa de Investimentos em Logística. A expectativa surgiu, ontem, após a divulgação do edital de modelo de concessão que servirá de base para os demais editais, de 457,29 quilômetros que ligará Açailândia (MA) a Barcarena (PA), que fará a ligação com o Porto Vila do Conde, em Belém, no mesmo Estado. A concessão prevista é de 35 anos prorrogáveis. Apesar disso ainda não há data prevista.

De Lucas do Rio Verde até a cidade goiana, ainda não há conformada extensão nem o investimento, mas já se sabe que Lucas deve ter um terminal de cargas de produtos. Este trecho da ferrovia que passará pela cidade está inserido no grupo 1 (das obras previstas) que ao todo tem extensão de 2,6 mil quilômetros. O grupo 2 terá mais 7,2 mil quilômetros de extensão. O investimento global da obra (somados os dois grupos) está orçado em R$ 91 bilhões.

Pelo planejamento, depois da ligação com Uruaçu, um outro trecho será construído até chegar a Campos (RJ). Outro trecho fará uma ramificação que ligará essa ferrovia aos portos de Vitória e do Rio de Janeiro. Haverá outras linhas, que acabarão por ligar também até o Porto de Santos. Ou seja, será uma nova opção para os produtores mato-grossenses escoarem a produção até o porto paulista.

O próximo trecho com previsão para ser licitado, além de Lucas e Uruaçu, é e Estrela d"Oeste (SP) e Maracaju (MS).













Só Notícias

Comentários ( )