.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 19/12/2013 ás 10:39h

Senar-MT lança treinamentos na área de sistemas florestais

MT em Destaque

Assessoria

Desta vez  as novidades são para a cadeia produtiva de Sistemas Florestais. “Só nos últimos três meses já colocamos a disposição de nosso publico mais de 20 novos treinamentos”, ressalta o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

Para a cadeia produtiva dos Sistemas florestais o Senar-MT passa a oferecer a partir de hoje os treinamentos de Operador de Máquinas Florestais, Reflorestamento para Recuperação de Área Degradada, Implantação de Florestas Comerciais, Manejo de Florestas Plantadas e Sistemas Florestais.

A gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi, explica que estes novos treinamentos trazem mais informações para os produtores e trabalhadores rurais sobre manejo, saúde e segurança de trabalho nessa área. “Estes treinamentos são essenciais para que o produtor rural consiga se adequar à legislação, ao novo Código Florestal e ainda a ter uma renda comercial com o reflorestamento”.

Operador de Máquinas Florestais é o único treinamento que tem duração de 120 horas. Os demais são de 40 horas. Os participantes poderão identificar os modelos das máquinas de colheita e baldeio, aprendendo a usar os sistemas operacionais da máquina com maior agilidade do processo e redução de custo.

Já no treinamento de Sistemas Agroflorestais, o participante será capaz de definir as espécies a serem consorciadas, para melhor exploração e lucratividade. Além disso, o participante também aprenderá a preparar a área para o plantio, seguindo as orientações técnicas, para um bom desenvolvimento do consórcio.

Reflorestamento para recuperação de área degradada é mais um dos novos treinamentos lançados pelo Senar-MT para a área de Sistemas Agroflorestais. Neste o participante aprenderá a identificar as espécies nativas presentes na propriedade rural para garantir sua preservação ou recuperação. O conteúdo também inclui assuntos como preparar a área para realizar o plantio e replantio, seguindo as orientações técnicas, para recuperação das florestas nativas.

Aqueles que optarem pelo manejo de florestas plantadas aprenderá a aplicar as técnicas das operações de poda, de desrama, de desbaste e de capina para obtenção de madeira de qualidade. Assim como identificar a necessidade de reposição nutricional e conhecer as principais pragas e doenças ocorrentes em uma floresta plantada, para controle adequado.

E o treinamento de implantação de florestas comerciais capacitará o participante  para escolher as principais espécies comerciais, observando suas características para melhor produção e comercialização. Conhecerá as operações necessárias à implantação de florestas, para um bom plantio, e os tratos culturais e manejo, para garantir o desenvolvimento da floresta.

Para participar dos treinamentos, é necessário ter mais de 18 anos e ser alfabetizado.

Os treinamentos do Senar-MT são gratuitos e os interessados podem se informar nos Sindicatos Rurais de seus municípios. Nas cidades onde não há sindicatos, basta procurar o mobilizador do Senar-MT nas prefeituras.

Atualmente o Senar-MT oferece 152 treinamentos. Para o primeiro semestre de 2014 serão vários outros lançamentos para atender à demanda das cadeias produtivas elencadas como prioritárias para o Senar-MT. Esta lista inclui ainda a cadeia do algodão, piscicultura, olericultura, fruticultura, sistemas florestais  e bovinocultura de leite.

A instituição oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).



MT em Destaque

Comentários ( )