.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 12/11/2013 ás 11:51h

PF procura criminosos em Cuiabá, Várzea Grande e Nova Mutum

PF descobre esquema de factoring e empresas em Cuiabá, VG e Nova Mutum

sonoticias

Policiais federais cumprem, esta manhã, 11 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Várzea Grande e Nova Mutum. A "Operação Ararath" tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada em crimes contra o sistema financeiro nacional (operação clandestina de instituição financeira) e lavagem de dinheiro. Segundo investigações da Polícia Federal, nos últimos seis anos, os acusados movimentaram mais de R$ 500 milhões. 

  De acordo com a assessoria da PF, o grupo investigado utilizava-se de empresas de factoring como fachada para concessão de empréstimos a juros a diversas pessoas físicas e jurídicas no Estado. Eles tinham como base operacional uma empresa, localizada em Várzea Grande, que oficialmente encerrou suas atividades em 2012. 

  Os recursos eram movimentados nas contas das factorings e outras empresas do grupo, entre as quais se encontra uma grande rede de postos de combustíveis da capital. O principal crime consiste no fato de que as empresas de factoring tem natureza estritamente mercantil, com a finalidade principal de assessoria e de compra de títulos de crédito, a fim de fomentar o comércio. Por isso mesmo, não têm autorização do Banco Central para conceder empréstimos, exigir garantias ou exercer quaisquer atividades exclusivas de instituição financeira. 

  Os acusados responderão pelos crimes previstos no art. 16 da Lei nº 7.492/86, cuja pena é reclusão de um a quatro anos e multa, e art. 1º da lei 9.613/98, com pena de reclusão de três a dez anos e multa. 

  Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara de Justiça Federal de Mato Grosso.













sonoticias

Comentários ( )