.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 10/01/2014 ás 14:12h

Quarenta composições do VLT devem chegar a MT até maio, diz Secopa

Segunda remessa dos trens do VLT já está no Centro de Manutenções

G1

Todas as 40 composições do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) devem estar em Mato Grosso até o mês de maio. É o que garante a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Esta semana mais quatro trens que chegaram ao estado passaram pelo Porto Seco, em Cuiabá, e foram levadas para o pátio do Centro de Manutenções do VLT em Várzea Grande.

A primeira composição do VLT chegou a Cuiabá no dia 6 de novembro. Já a segunda, os trens foram divididos em 12 partes, conforme a Secopa. As composições foram embarcadas no navio e depois transportadas de carreta do porto em Santos (SP) até Cuiabá. No total, cinco trens estão no Centro de Manutenções e outros quatro já deixaram o porto de Bilbao, na Espanha.

Com prazo contratual de execução marcado para março, as obras de implantação do modal de transporte tiveram início em junho de 2012, mas os 22 quilômetros de trilhos sequer começaram a ser instalados. Duas linhas do VLT estão sendo implantadas em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. Uma delas vai do Aeroporto Marechal Rondon até o Comando Geral da Polícia Militar, na região do Centro Político e Administrativo. A outra vai do Centro de Cuiabá até a região do bairro Tijucal.

Números

Cada VLT é composto por sete módulos com capacidade para transportar até 400 pessoas, sendo 77 sentadas. Serão construídas 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração. A obra está orçada em R$ 1,477 bilhão.













G1

Comentários ( )