.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 09/12/2013 ás 09:23h

Nova Mutum: prefeitura vai implantar programa de Modernizar Gestão de Saúde

MT em Destaque

Assessoria

O Prefeito de Nova Mutum Adriano Pivetta, o vice Leandro Felix e os Secretários João Batista e Geder Luiz Genz, apresentaram essa semana o moderno programa de Gestão de Saúde, que promoverá uma verdadeira transformação no atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O programa que esta em fase de implantação e treinamento dos profissionais da saúde vai acabar com um dos maiores gargalos enfrentados pelos pacientes que é as filas de espera.

 

O sistema vai interligar todos os PSF (Posto de Saúde da Família) com a secretaria de saúde. O paciente que necessite de uma consulta em seu posto de saúde,  irá ligar em um 0800 ou acessar o portal do programa através do site da prefeitura (www.novamutum.mt.gov.br) que ele terá com o dia e horário de atendimento agendado, a medida vai acabar com as filas e evitará que famílias acordem às 04h da manhã para garantir atendimento.

 

Segundo Geder Genz, Secretário de Administração, e responsável pela processo de contratação da empresa, ao agendar a consulta, o paciente que tiver um número de celular cadastrado, receberá mensagens de texto (SMS) a cada seis horas informando o dia e horário da consulta.  

 

Além dessa modernização no atendimento, ospacientes terão suas digitais cadastradas o que vai permitir ao médico ter acesso a todo histórico do paciente, proporcionando agilidade no atendimento e diagnóstico mais preciso da doença.

 

O sistema vai garantir ainda que o paciente quando tiver solicitação de exames já saia do consultório com o agendamento, evitando que ele se desloque até a central de regulação que fica em anexo ao Hospital Municipal.

 

O mesmo ocorrerá com os medicamentos receitados, o programa fará uma busca e identificará qual das farmácias municipais tem o remédio prescrito.

 

Segundo o secretário de saúde, João Batista, um dos maiores avanços do programa esta relacionado a mobilidade das agentes comunitárias de saúde, sendo que cada profissional receberá um tablet que estará ligado ao sistema e a central montada na secretaria de saúde, irá monitorar em tempo real o acompanhamento das ações, promovendo o mapeamento geral online de cada área, isso possibilitará a identificação de casos de doenças transmissíveis como é o caso da dengue entre outros.

 

Para o Prefeito Adriano Pivetta, desde sua primeira gestão que ele buscava encontrar algo semelhante que pudesse dar mais dignidade os usuários do sistema único de saúde (SUS), "Nosso objetivo é fazer a saúde preventiva com qualidade, e além de modernizamos o nosso sistema, a mudança vai gerar uma economia expressiva para os cofres do município", cita.

 

Adriano lembrou que somente com formulários utilizados nos pela saúde do município a prefeitura tem um gasto estimado de R$ 100 mil reais, "Agora vamos poder economizar e investir na compra de equipamentos, ambulâncias e até mesmo contratação de mais médicos para autuarem no município", enfatiza. 



MT em Destaque

Comentários ( )