.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 19/11/2013 ás 08:08h

Lucas; Educadores recebem homenagem de Vereadores por 30 anos de história

Expresso MT

Durante Sessão realizada na manhã desta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, profissionais da educação que atuaram e atuam na Escola Estadual Dom Bosco receberam homenagem pelos 30 anos de história da instituição. A ex-professora da Escola e atual vereadora, Cleusa Marchezan de Marco (PT), concedeu aos educadores uma Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados para com a educação no município. “Quero agradecer e reconhecer todos que contribuíram com o trabalho durante esses 30 anos de história da Escola Dom Bosco, que muito cooperou para com o desenvolvimento do nosso município. E dizer também, que o trabalho educativo da Escola sempre teve a intenção de construir um mundo melhor, uma sociedade mais fraterna, mais humana, mais solidaria, trabalhando sempre, esses valores com nossos alunos e é muito emocionante falar da Escola que dediquei tanto tempo da minha vida, e ali tive a oportunidade, enquanto diretora da instituição de divulgar o trabalho da Escola e do nosso município no exterior, ganhando dois prêmios de Referência Nacional em Gestão Escolar, em 2008 e 2011”.
 

A Escola Estadual Dom Bosco iniciou suas atividades em  fevereiro de 1982, com a chegada dos primeiros assentados e foi criada oficialmente em 17 de maio de 1983. No início atendia os filhos dos migrantes agricultores que vieram do sul do país, através do projeto de assentamento e colonização do Centro-Oeste, desenvolvido pelo Incra.

 

Os profissionais receberam também uma placa de homenagem, das mãos da atual diretora da Escola, Soleni Teresinha Vendruscolo Ioris. “A Escola é hoje, em grande parte, fruto do caminho percorrido durante os 30 anos de trabalho e dedicação de muitos atores protagonistas da história da Escola Estadual Dom Bosco. Eu gostaria em nome desses gestores que hoje recebem essa homenagem, agradecer toda a sociedade e todos os profissionais da educação, porque a escola não é o gestor que faz sozinho e eu digo que se a escola é o que é hoje, é porque teve o empenho, dedicação e o amor de todos”, disse Soleni.

 

Cleci de Fárima Nunes foi à primeira professora da Escola Dom Bosco e fala da emoção em receber essa homenagem e que é muito importante a valorização dos profissionais da educação. “Fico muito feliz e emocionada em receber essa homenagem e ver a valorização do professor, que tem um papel primordial na construção da história, claro, juntamente com todos os cidadãos. Nós começamos em 1982, com muitas lutas e muitas dificuldades, sem nenhum recurso material, apenas com a bagagem intelectual que já trazíamos na cabeça, pois nem se quer um livro didático à gente dispunha naquela época. Então, estar hoje vendo esse momento, com certeza é muito importante para mim e passa um filme na minha cabeça. Um filme de muitas lutas, muitos sofrimentos, mas também de muitas alegrias, de muitas vitórias e muitas conquistas. Dedico e estendo essa homenagem a todos os profissionais da educação que comigo atuaram na Escola Dom Bosco no decorrer desses 30 anos”.

 

 O primeiro diretor da instituição Klaus Huber se lembra das dificuldades enfrentadas, há 30 anos. “Quando nós criamos Escola ela funcionava em uma construção de madeira com apenas três salas de aulas, um banheiro e uma cozinha, onde instalamos o primeiro grau completo e no ano seguinte o ensino médio. No início tínhamos apenas 30 alunos. Foi um período de muitas dificuldades e muitas lutas, mas que também sentíamos muita união dos professores e de todos que trabalhavam na escola, o que nos deu muita força para seguir o nosso trabalho, embora o nosso salário só tenha chegado em outubro daquele ano”, lembra Klaus. 



Expresso MT

Comentários ( )