.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 12/03/2014 ás 20:09h

Dilma Roussef confirma Neri Geller como ministro da Agricultura

Ministro da Agricultura é de Mato Grosso

olhardireto

O secretário Nacional de Política Agrícola Neri Geller (PMDB) acaba de ser confirmado pela presidente Dilma Rousseff (PT) como novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A informação foi dada pelo próprio Geller após reunião na Câmara Federal com o atual ministro Antônio Andrade (PMDB-MG), que deixa o cargo para disputar eleições em outubro, e com o líder do PT na Casa, Cândido Vaccarezza (SP).

De acordo com Neri Geller, a posse no cargo ocorrerá na próxima sexta-feira (15.3) e a solenidade de transferência está prevista para segunda-feira. “Para mim é uma grande honra assumir o posto mais alto da agricultura brasileira. Fui assentado da reforma agrária, hoje sou um empresário do agronegócio o conheço muito bem esse setor. Para mim é uma honra servir ao Brasil e trabalhar pelo Estado de Mato Grosso”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto/Agro Olhar.

Ainda segundo Neri Geller, seu nome não teve respaldo da bancada do PMDB na Câmara, que está em pé de guerra com o PT. No final de 2013 o secretário chegou a sofrer pressão da cúpula peemedebista para deixar o PP. Caso contrário, poderia ter de deixar. A troca de partido, sem dúvida alguma, foi decisiva para que Neri Gelles permanecesse na pasta comandada pelo PMDB .

“Fui indicado hoje pela presidente para assumir o ministério. Estou filiado ao PMDB, fui deputado federal, mas a indicação foi do atual ministro da Agricultura, para que eu desse sequência ao trabalho do ministério. Tenho uma ligação com o Congresso, mas não é indicação da bancada. Tive todo apoio das entidades do setor rural, principalmente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Eles acreditaram na minha dedicação como empresário e como político que representa o médio norte do estado, principal região produtora do país”, acrescentou o político de Lucas do Rio Verde.

Apesar do acerto envolvendo o ex-ministro e lideranças do governo na Câmara, até o fechamento desta reportagem, o Palácio do Planalta ainda não havia feito um comunicado oficial a respeito da troca de Antônio Andrade por Neri Geller.

Neri tem garantida a permanência no cargo até, pelo menos, janeiro de 2015, quando o próximo presidente eleito deverá começar a formar sua equipe ministerial. Apesar de ser ministro “tampão” por nove meses, não está descartado a possibilidade de o empresário e político fique no comando da pasta. Isto claro, vai depender de seu desempenho no ministério. 

Na próxima sexta-feira a presidente Dilma fará o anúncio dos novos ministros no Palácio do Planalto. Além de Neri Geller, o gaúcho Miguel Rossetto, que foi ex-goverandor do Rio Grande do Sul e ex- ministro de Lula, reassumirá o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no lugar do conterrâneo Pepe Vargas (PT).

O vice presidente da Caixa Econômica Federal Gilberto Occhi irá substituir Agnaldo Ribeiro no Ministério das Cidades. Também haverá a troca de Gastão Vieira (PMDB) no Turismo, mas o nome do substituto ainda não foi confirmado







olhardireto

Comentários ( )