.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 05/02/2014 ás 07:10h

Comissão começa a discutir implantação da Guarda Mirim em Lucas do Rio Verde

Instituição tenta seguir exemplo da GM de Colíder, que em 19 anos atender cerca de 3,5 mil adolescentes e jovens

Expressomt

Uma comissão provisória começa a discutir a implantação da Guarda Mirim em Lucas do Rio Verde. Eles participaram ontem, no auditório dos Pioneiros, na Prefeitura Municipal, de uma reunião onde foi apresentado o modelo que se pretende adotar e que há 19 anos vem dando certo em Colíder. Naquela cidade, a Guarda Mirim vem colecionando experiências bem sucedidas de formação de adolescentes e jovens.

A coronel Genislei Martins fez uma exposição das ações que são desenvolvidas junto aos adolescentes atendidos pela instituição. Criada em 1991, a GM atende meninos e meninas de 11 a 16 anos de idade oferecendo diversas atividades que ajudam a formar o caráter dos adolescentes. Desde que foi criada, cerca de 3,5 mil adolescentes foram atendidos, recebendo instruções diversas, entre elas voltadas à formação social, cultural e física. Entre os requisitos necessários para o ingresso na GM Colíder estão frequência escolar, envolvimento espiritual e interesse em participar das atividades desenvolvidas pela instituição, que auxilia clubes de serviço, poder público em ações de interesse coletivo.

“A Guarda Mirim ela tem como papel e o foco principal auxiliar os pais na formação das crianças no lado social, educacional, profissional e principalmente familiar. Estamos observando hoje no Brasil, que as famílias estão se tornando cada dia mais sem estrutura e a GM é um ponto base para auxiliar essas famílias, encaminhar e orientar de que forma trabalhar com essas crianças e adolescentes”, ressalta a comandante.

Três membros da Guarda Mirim, hoje ocupando a função de cabo, deram depoimento sobre o efeito positivo que a instituição teve na sua formação pessoal. Um deles revelou a emoção de ver a mãe presente no dia a dia de instrução. O adolescente reside num bairro de Colíder onde a exposição ao uso de drogas é muito forte e ele encontrou na GM apoio para não se envolver com esse tipo de delinquência.

Atualmente os instrutores são integrantes formados na própria GM. Genislei sugere que na formação da instituição de Lucas, haja participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e profissionais que atuem de forma voluntária formando os primeiros componentes. “Que possam trabalhar na formação básica, que é o civismo, patriotismo, hinos e cantos, o respeito a educação, a moral, a motivação”, enumerou a comandante. “Toda a sociedade tem condições de ajudar na formação dessas crianças”, destaca.

O secretário de Esportes, Adão Brizolla, lembra que a implantação da GM em Lucas é um desejo antigo, sendo resultados de viagens feitas à Colíder em busca de informação. Recentemente, a Câmara aprovou projeto do ex-vereador Pedro Góis, autorizando a criação da GM local. Brizolla destaca a importância da instituição como instrumento para frear situações de crianças desassistidas pelos pais e acabam sendo criadas nas ruas, vulneráveis ao aliciamento da criminalidade. “Não apenas no tráfico, mas também de situações de prostituição infantil”, ressalta.

Brizolla disse que a comissão provisória formada ao final da reunião será responsável por definir as diretrizes de atuação da GM de Lucas do Rio Verde quanto público-alvo (a ideia inicial é trabalhar com crianças e adolescentes), quantidade de pessoas atendidas e requisitos para o ingresso. A expectativa é que toda a parte burocrática esteja concluída até março. “Precisa existir no papel”, observa o secretário. 

“Queremos que essa instituição seja vinculada à Secretaria de Cidadania, aos conselhos municipais, Guarda de Trânsito, pra que ela já nasça com força dos seus apoiadores, e esperamos que o Projeto Vida Nova possa auxiliar e tocar pra frente esse projeto juntamente com a comunidade”, finalizou.







Expressomt

Comentários ( )