.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 02/01/2014 ás 08:02h

Chega a 170 número de envolvidos em fraudes na emissão de CNHs em MT

Olhar Direto

Já chega a 170 o número de envolvidos em um esquema de fraudes na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Pelo menos 135 tiraram proveito do esquema e as demais participavam ativamente do esquema. A informação é do delegado responsável pelas investigações em Barra do Garças, Joaquim Leitão. A ação foi deflagrada em novembro e resultou no cumprimento de 135 ordens judicias em 39 cidades, resultando na detenção de 19 pessoas. Dentre os detidos estão examinadores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) e proprietários de autoescolas.

Leia também: Após urinar e tentar bater em policial, homem foge algemado de delegacia

O delegado já solicitou dilação de prazo das investigações e informa que novas células criminosas já foram encontradas. “Certamente teremos desdobramentos nas investigações que já estão bem adiantadas. Nesse momento nos desdobramos na análise documental e nas solicitações das quebras de sigilo telefônico”, diz o delegado. 

Computadores do Detran/MT, além de prontuários de pessoas beneficiadas no esquema integram a listagem de materiais apreendidos na ação.

As apurações realizadas apontam esquema na compra e venda de carteiras de motoristas emitidas sem a realização de provas teórica e prática de direção, ou, simplesmente pela aprovação certa de candidatos quando se submetiam aos exames e ainda terceiros se passavam por candidatos para realização de provas. Os candidatos pagavam valores variados entre R$ 600 até 5 mil para obter o documento. Analfabetos e pessoas idosas eram beneficiadas com o esquema.

Para o delegado, existem indícios de que o bando estivesse em atuação há 10 ou 15 anos. “Oficialmente as investigações começaram em 2010, mas as evidências mostram que a organização era muito antiga e articulada”, explica.

Por meio de assessoria de imprensa, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso informou que o corregedor do órgão se deslocou até o município de Barra do Garças para iniciar os procedimentos administrativos de investigação das autoescolas que são suspeitas de integrarem o esquema.









Olhar Direto

Comentários ( )