.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 22/05/2013 ás 10:46h

Lucas do Rio Verde e Nova Mutum recebem oficinas do PDI do TCE-MT

TCE-MT realiza palestra sobre Consciência Cidadã em Nova Mutum

Redacão\Assessoria

 

As oficinas do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso nos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum contaram com a participação de representas de Conselhos de Políticas Públicas. As oficinas fazem parte do evento "Incentivo ao Acesso à Informação e Consciência Cidadã", no dia 21 (terça-feira) estiveram presentes 123 participantes, sendo representantes de 16 conselhos de Lucas do Rio Verde. Em Nova Mutum, foram 113 participantes, com 19 conselhos representados nas discussões que ocorreram no dia 22 (quarta-feira).

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta enalteceu a preocupação do TCE-MT em oferecer ferramentas voltadas à excelência na gestão dos municípios. Segundo o gestor, "falta informação aos prefeitos em muitos aspectos, o que dificulta o encaminhamento de ações de desenvolvimento". Pivetta lembrou que Lucas do Rio Verde é apontado como referência em gestão, e disse que o município avança graças à equipe que está envolvida na elaboração e execução de propostas de interesse da comunidade na elaboração do Planejamento Estratégico.

Secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo ministrou oficina para os conselhos municipais de Nova Mutum
As oficinas ministradas foram separadas em dois grupos, a primeira coordenada pela secretária de Articulação Institucional, Cassyra L Vuolo, voltada aos conselhos municipais como instrumentos de controle social e participação democrática. Segundo a secretária, "a dimensão geográfica de Mato Grosso dificulta que os gestores de municípios localizados nas extremidades tenham acesso à informação de qualidade, o que torna a realidade dos 141 municípios muito diferente".

O Incentivo ao Acesso à Informação foi o tema da oficina ministrada pela secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Naíse Godoy de Campos Silva Freire, cujo foco foi a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência.

Incentivo ao Acesso à Informação foi o tema da oficina ministrada pela secretária executiva da Ouvidoria-geral do TCE Naíse Godoy
Para o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, "das etapas de elaboração do Planejamento, esta é uma das mais importantes, pois trata da união dos conselhos atuantes para que possamos junto das andamento ao que for planejado".-

Lucas do Rio Verde e Nova Mutum fazem parte dos 20 municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e pela primeira vez estão desenvolvendo o Planejamento Estratégico. O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, Saledja Sales Santana afirmou que "a atuação dos conselhos no acompanhamento das políticas e investimento de recursos públicos é o olhar da sociedade para o trabalho desenvolvido no poder executivo, e o TCE-MT está trazendo ferramentas fundamentais como é o Portal Transparência".

Os oito primeiros municípios que receberam as oficinas são os mesmos que aderiram ao PDI e têm recebido técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.

Nesta nova etapa, as ações serão voltadas aos outros doze municípios que estão iniciando as atividades do PDI, que são: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé. Já receberam a oficina os municípios de Alta Floresta, Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Campo Verde e Campo Novo do Parecis.



Redacão\Assessoria

Comentários ( )