.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 27/12/2013 ás 09:08h

Sorriso; excesso de chuvas já causa prejuízos nas lavouras

Hojenews

Desde 2005 a ferrugem vem causando prejuízos aos produtores de soja de Sorriso. Mas a chuva constante durante o fim de ano e a alta incidência da ferrugem pode comprometer a produtividade da safra 2013/14. O alerta é do presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz.

 

Segundo ele, a ferrugem ataca principalmente em períodos mais chuvosos. Na safra 2011/12, onde a chuva foi menor, a praga atacou com menor intensidade as lavouras. “Mas na safra 12/13 ela entrou com força de novo, porque choveu muito de novo e, automaticamente, ela se multiplica mais rápido”, explica.

 

Outro fator importante para o aumento da ferrugem é opção do produtor de reduzir a aplicação de fungicidas. “Também atrasou um pouco as aplicações e, com isso, aumentou os ataques e causando muito prejuízo entre ferrugem e a chuvarada”, disse a HojeNews.

 

Laércio informa que na safra a média de produtividade de soja caiu drasticamente em Sorriso, entre 10% e 12%. “E como no ano passado levamos uma surra [da ferrugem], o produtor está consciente e está realizando aplicações preventivas. Talvez, por isso, as lavouras de soja de Sorriso e do Médio-Norte não registraram focos de ferrugem. Há focos na região Leste de Mato Grosso, mas aqui não apareceu”, comemora.

 

LAGARTA HELICOVERPA

A lagarta helicoverpa --- que causou muitos prejuízos ao produtor na safra passada --- também diminuiu nas lavouras de Sorriso. “E esse ano o produtor está fazendo aplicações preventivas e está monitorando a cada dois dias, olhando todo o talhão, e não deixando que ela se instale na lavoura. Por isso, apesar do período chuvoso, estamos num momento bem tranqüilo em realação às pragas”, enfatiza o sindicalista.

 

Laércio Lenz alerta, no entanto, que o produtor não deve amenizar os cuidados e utilizar todas as tecnologias disponíveis no combate. “A consciência do produtor é o mais interessante, aplicando produto fisiológico para a lagarta e fazendo a aplicação contra a ferrugem bem antecipada e preventiva para não deixar a praga ou a doença atacar a lavoura. O segredo é esse: prevenir”, finaliza.

 

Localizado no Médio Norte de Mato Grosso, Sorriso é o maior produtor individual brasileiro e mundial de soja. Sua área agricultável chega a 633 mil hectares. Na safra 2012/13 produziu 2,1 milhões de toneladas de soja, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O município produziu na safra 2012/2013 um total de 5,2 milhões de toneladas de grãos (sendo 3,1 milhões de milho).

 

SAFRA 2013/14

A safra 2013/2014 de soja deve bater o recorde de produção em Mato Grosso com 25,67 milhões de toneladas do grão --- 8,5% a mais que o período passado, quando o Estado colheu 23,66 milhões de toneladas. O crescimento de quase 5% da área plantada, com expectativa de atingir 8,3 milhões de hectares de lavouras, foi determinante para o sucesso esperado da produção deste ciclo da cultura.

 

Entretanto, o celeiro de Mato Grosso ainda continua sendo o Médio-Norte, pelo desempenho dos municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Esta região é responsável por 9,39 milhões de tudo quer for colhido da oleaginosa no Estado.

 

Os dados do Imea apontam que 38% da safra já foram comercializados pelos produtores em agosto, ao preço de R$ 49,64 a saca de 60 quilos. Foi o pico dos preços desde abril, quando 12,2% da produção começaram a ser vendidos por R$ 40,01.



Hojenews

Comentários ( )