.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 26/08/2013 ás 09:30h

Quatro municípios querem seguir exemplo de Lucas e Mutum

Luiz Antônio anunciou investimentos na recuperação do Pomeri e construção de sete novos centros socioeducativos em Mato Grosso

Expresso MT

Recuperar o Pomeri e torná-lo referência em atendimento de recuperação de menores em conflito com a lei. Essa é a intenção do Governo do Estado e que foi revelada durante a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta ocorrida na última sexta-feira em Lucas do Rio Verde. Juntamente com Nova Mutum, Lucas se comprometeu em construir no município um centro socioeducativo que atenderá 20 menores. A unidade, que será implantada nas proximidades do Centro de Detenção Provisória, começa a ser construída ainda este ano e deverá ser concluída até maio de 2014.

 

Além de recuperar o Pomeri, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho anunciou a intenção do Estado em implantar mais sete centros socioeducativos em Mato Grosso. Para conseguir alcançar essa meta, a Sejudh iniciou o treinamento de servidores, além de convocar candidatos aprovados em concurso público. “Acho que a gente tem que partir pra premissa que quem está ali dentro tem que ser humanizado, tem que ter dignidade pra poder sair dali em condições de retornar pra sociedade mais humanizados e com mais referência de quais são os valores, o que é importante na vida”, assinalou o secretário.

 

Pelo levantamento apresentado na sexta-feira, fica a cargo de Lucas do Rio Verde arcar com 60% do valor da construção, para Nova Mutum fica os outros 40%, enquanto o Estado ficará responsável por outros R$ 400 mil além da contratação dos profissionais que atuarão no centro socioeducativo, que deverá contar com psicólogos, assistentes sociais, pedagogo, médico, enfermeiro, professores e advogado, responsável pela defesa técnica jurídica, além dos socioeducadores. Cerca de 20 profissionais devem atuar diariamente na unidade. “E a partir da inauguração, o Estado entra todo ano com o valor que está sendo aplicado (para instalação da unidade), porque é um trabalho mais orquestrado, mais delicado”, anunciou.

 

“Vamos estender a ideia de Lucas do Rio Verde. Quatro municípios querem aderir a mesma ideia pra poder implementar e melhorar essa juventude que está vindo aí”, destacou o secretário. 

 

Em relação ao sistema prisional, Pôssas de Carvalho argumentou que os investimentos serão feitos para zerar o déficit carcerário. Para isso, até 2014, serão construídos dois novos presídios em Mato Grosso. Dentro desse planejamento de investimento, a secretaria deve abrir concurso para contratação de profissionais para atuar nos presídios e centro socioeducativos. A previsão é de abrir mais três mil novas vagas nos dois segmentos.





Expresso MT

Comentários ( )