.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 19/07/2013 ás 10:20h

Nematoides podem causar até 50% de perda de produtividade

Doenças nas culturas de soja milho,feijão, algodão e batata

Intensa Comunicação

Ana Laura Paraginski\Daiane Köhler

O Clube Phytus disponibiliza diversos materiais sobre nematoide de lesões radiculares. Segundo o pesquisador do Instituto Phytus e Nematologista Paulo Sergio dos Santos, o nematoide (Pratylenchus brachyurus) tem causado danos em diversas culturas, sendo as principais, soja, milho, feijão, algodão, batata, pastagens entre outras. As perdas decorrentes do ataque deste nematoide estão na ordem de 30 a 50%, dependendo da densidade populacional no solo, condições climáticas favoráveis e da cultura presente na área. A formação de galhas nas raízes da planta é o principal sintoma da doença.

No Momento Phytus, o nematologista apresenta alguns sintomas de nematoides em soja. O vídeo pode ser acessado por meio do link http://goo.gl/HZa8Z .

Outro material divulgado nesta semana, é uma publicação contendo diversas informações sobre sintomas, ocorrência, sobrevivência e disseminação, bem como as principais estratégias de manejo dessa doença. Para ler o material, basta acessar http://migre.me/fwCpB .

O Clube também disponibiliza um material completo sobre o nematoide de cisto da soja (Heterodera glycines), outra doença grave que tem ocorrido em 11 estados brasileiros. Veja essa publicação no link http://migre.me/fwCBv .















Intensa Comunicação

Comentários ( )