.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 14/10/2013 ás 08:46h

Lucas: TCE recebe Planejamento Estratégico do municípios para os próximos 10 anos

MT em Destaque

Assessoria

O vice-prefeito de Lucas do Rio Verde e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Vaz, participou semana passada (10) de um encontro no Tribunal de Contas de Mato Grosso. Na oportunidade, juntamente com outros prefeitos, ele entregou ao presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o planejamento estratégico do município para os próximos dez anos. Também participaram os representantes de Cuiabá, Rondonópolis, Juara e Barra do Bugres.

Com esse ato, o TCE-MT concluiu o trabalho de orientação técnica aos 20 maiores municípios de Mato Grosso na elaboração do Plano Estratégico que dá sustentação a todas as peças legais de planejamento: PPA, LDO e LOA.

Já produziram e entregaram ao TCE-MT o planejamento estratégico os municípios de: Várzea Grande, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Nova Mutum, Campo Verde, Poconé, Campo Novo do Parecis, Guarantã do Norte, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças. Todos iniciaram suas atividades a partir da adesão ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) criado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso a partir de fevereiro de 2012.

O programa visa atingir objetivos formulados no Plano Estratégico do TCE-MT 2012-2017 focados em contribuir para a melhoria da eficiência da administração pública e de aperfeiçoar o sistema de controle externo.

Segundo o presidente José Carlos Novelli, “os 20 maiores municípios do Estado como também as secretarias de grande relevância para a administração pública estadual estarão executando um orçamento anual de aproximadamente R$ 10 bilhões de forma planejada com foco em resultados para a população.”

Durante o tempo de planejamento, os municípios criaram equipes técnicas que receberam orientações do TCE-MT e aulas pelo EAD (Ensino à Distância), realizaram reuniões de trabalho e oficinas sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência.

A população também foi envolvida em oficinas voltadas aos conselhos de Políticas Públicas para levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico dos municípios que aderiram ao PDI. O Tribunal ofereceu ainda suporte técnico e programas de informática para todos os órgãos públicos do estado instituírem o SIC e o Portal Transparência.

Para o vice-prefeito Miguel Vaz, o maior desafio é monitorar os indicadores e a execução das propostas. “Não podemos deixar que esse planejamento fique na gaveta. Vamos fazer o monitoramento das ações e trabalhar para cumprir as metas e alcançar os nossos objetivos”, comentou. (Fotos: Thiago Bergamasco/Agência Phocus).







MT em Destaque

Comentários ( )