.Guia Telefônico
Notícias » Principal

Atualizado em 03/02/2014 ás 14:41h

Dessecação antecipada da soja gera perdas na colheita, alerta pesquisador

Medida tomada por produtores serve para adiantar a colheita e consequentemente plantar antes a safrinha de algodão ou de milho.

MTagora

Dessecar a soja antes do tempo correto pode acarretar prejuízos ao produtor. Este é o alerta que o pesquisador do Programa de Monitoramento e Adubação da Fundação de Apoio À Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Claudinei Kappes, faz durante os eventos do Fundação MT em Campo. Segundo ele, os produtores de Mato Grosso estão acelerando a aplicação de dessecantes. “Para adiantar a colheita e consequentemente plantar antes a safrinha de algodão ou de milho, principalmente, o agricultor não tem esperado o exato ponto de dessecação”, esclarece. 

O ideal é que a aplicação seja feita no estádio de desenvolvimento R7.3. “Nesta fase mais de 76% das folhas e vagens estão amarelas, ou seja, prontas para receber o dessecante. Mas o que vem acontecendo é que o produtor, almejando a segunda safra, têm forçado as aplicações para os estádios R7.1 (início a 50% de amarelecimento de folhas e vagens) e R7.2 (quando a cultura encontra-se entre 51% a 75% das folhas e vagens amarelas)”, explica o pesquisador. 

A Fundação MT realiza pesquisas sobre o assunto há cerca de dois anos no Sul do Estado e já pode mensurar o que esta ação antecipada pode causar. “As perdas podem ser de até 12 sacas por hectare. Quanto mais cedo ocorrer a dessecação da cultura, maiores poderão ser as perdas de produtividade. Sem dúvida é um importante impacto no resultado total e no bolso do produtor. Vale lembrar que antecipar a dessecação nem sempre é garantia da manutenção do potencial produtivo da cultura posterior à soja”, completa Kappes.

















MTagora

Comentários ( )