.Guia Telefônico
Notícias » Esportes

Atualizado em 21/08/2013 ás 22:47h

Luverdense bate o timão e tem vantagem

Copa do Brasil

Globoesporte

A cidade de Lucas do Rio Verde dificilmente esquecerá do dia 21 de agosto de 2013. Time mato-grossense a chegar mais longe na história da Copa do Brasil, o Luverdense, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, venceu o campeão mundial Corinthians por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Passo das Emas, pelas oitavas de final da competição nacional. Em sua pior atuação no ano, o Timão mal levou perigo aos donos da casa, e agora precisa de uma vitória por dois gols de diferença no Pacaembu, daqui a uma semana, para avançar às quartas.

Com criatividade praticamente nula, o Corinthians não conseguia chegar ao campo de ataque. Quando chegava, era neutralizado sem maiores dificuldades pela sólida defesa do Luverdense. A equipe mato-grossense, que não perdeu nenhum jogo em casa nesta Copa do Brasil, manteve o desempenho positivo dentro dos próprios domínios, e agora viaja a São Paulo para tentar ampliar a história que já construiu na competição.

Instável, o Timão se deixou levar até mesmo pelo nervosismo. Terminou o jogo com dois jogadores expulsos - Romarinho e Emerson - e sob cobranças da torcida, que não gostou do mau futebol apresentado no interior do Mato Grosso. No último fim de semana, a equipe já havia irritado parte dos torcedores pela atuação fraca diante do Coritiba, quando o Corinthians só conseguiu vencer após um gol de pênalti marcado nos últimos minutos de jogo.

O Corinthians volta as atenções agora ao Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), enfrenta o Vasco, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o Luverdense vai à capital mato-grossense, onde faz clássico regional contra o Cuiabá, no mesmo dia, às 17h, no estádio Presidente Dutra, pela Terceira Divisão Nacional.

Timão sumido, Verdão fechado

A posse de bola foi maior e a torcida foi dominante, mas o Corinthians não correspondeu às expectativas no primeiro tempo em Lucas do Rio Verde. Entre uma inofensiva cabeçada de Paolo Guerrero e um chute fraco de Romarinho, o maior destaque do Timão foram os gritos histéricos de parte da torcida feminina para Alexandre Pato, atleta mais assediado da equipe desde a chegada ao interior mato-grossense. Uma atuação digna de sono.

O Corinthians trocava passes, chegava mais à área adversária, mas não levava perigo ao Luverdense. Atentos e cautelosos, os donos da casa apostavam nos contra-ataques e nos lançamentos longos para os atacantes Tozin e Misael. Bem postado na defesa, o Verdão do Norte apostava nos espaços dados pelo Timão nas laterais – especialmente na esquerda, onde Igor vacilou algumas vezes na recomposição.

Nos minutos finais da etapa inicial, o Luverdense cresceu e chegou a assustar o Corinthians em cabeceio do capitão Zé Roberto, que por pouco não aproveitou saída ruim do goleiro Cássio para abrir o placar. Satisfeitos em segurar o atual campeão mundial, os jogadores da equipe mato-grossense perguntavam constantemente aos jornalistas que estavam em volta do campo qual era o tempo de jogo.

Sem Guilherme e Renato Augusto, o meio-campo do Timão perdeu muito em criatividade. A ligação entre defesa e ataque foi comprometida, e a equipe do técnico Tite encontrava sérias dificuldades na tentativa de criar jogadas de perigo. Ao final do primeiro tempo, até mesmo o locutor do estádio, responsável por animar a torcida, questionou a atuação alvinegra, exaltando os donos da casa.

– O Luverdense está jogando muito melhor, não? – exaltou, animado.

Luverdense faz história

A etapa complementar começou do pior jeito possível para o Corinthians. No primeiro lance, Igor deu espaço na lateral esquerda e, no cruzamento de Misael, o zagueiro Felipe errou feio ao tentar afastar o perigo de qualquer maneira: a bola caiu nos pés de Washington, que chutou por cima do gol. Empolgado, o Luverdense parecia notar o jogo ruim do Timão, que não se encontrava e seguia errando muitos passes.

A chance clara de gol a favor dos mato-grossenses foi o suficiente para que Tite notasse a necessidade de mudança em sua equipe. Aos dez minutos, ele chamou Emerson Sheik para substituir Alexandre Pato, cuja atuação se resumiu a duas faltas cometidas, duas recebidas, e nenhuma finalização. Valente, o time de Lucas do Rio Verde mantinha seu sistema defensivo bem armado, neutralizando o ataque “fantasma” do Timão.

Os vacilos do Corinthians se transformaram em nervosismo nos minutos finais. Romarinho acabou expulso, ao receber o segundo cartão amarelo por falta no meio-campo, enquanto Emerson Sheik se envolveu em confusão com Zé Roberto, e acabou recebendo o cartão vermelho. Como se não bastasse, Misael fez o que parecia inacreditável no minuto final do jogo: lançado dentro da área, ele bateu na saída de Cássio para marcar o gol da vitória alviverde. A festa em Lucas do Rio Verde será grande.



Globoesporte

Comentários ( )