O Luverdense Esporte Clube (LEC) é, disparado, o maior destaque em 2013, quando o assunto é esporte em Mato Grosso.
O time de Lucas do Rio Verde (350 km ao Norte do Estado) realizou campanhas históricas na Copa do Brasil e, principalmente, na Série C do Campeonato Brasileiro, que lhe garantiu disputar a série B do Brasileirão do ano que vem. Fato que não acontecia com um time de Mato Grosso desde 1995.
Na Copa do Brasil, a equipe fez quatro partidas do tipo "mata-mata" seguidas, até jogar as oitavas de final com o Corinthians – campeão mundial
de clubes de 2012.
"Não é com conversa que se faz futebol, não é milagre. É resultado de trabalho. Nós planejamos esse acesso no segundo semestre de 2007"
No primeiro jogo, realizado em Lucas do Rio Verde, no estádio Passos das Emas, o Luverdense mostrou toda a sua força, vencendo o clube paulista por 1 a 0.
O feito histórico despertou a atenção da imprensa nacional, que começou a acompanhar mais de perto o trabalho da equipe.
No segundo jogo, o time de Lucas do Rio Verde perdeu do Corinthians por 2 a 0, em partida realizada no estádio Pacaembu (SP).
Apesar da derrota e da desclassificação da Copa do Brasil, a história já estava feita e o Luverdense ganhou moral para conquistar seu maior objetivo no ano: o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. E a conquista veio.
O dia 27 de outubro de 2013 ficará para sempre na memória dos torcedores do Luverdense, e também do futebol de Mato Grosso, pois foi nesse dia que a equipe garantiu acesso à Série B, em partida memorável contra o Caxias (RS).
O estádio Passos das Emas estava lotado e o Verdão do Norte precisava apenas de um empate para garantir o acesso.
Mas o time, do início até o final da partida, não deu a mínima chance para a equipe gaúcha e venceu o jogo por 2 a 0.
Quando o juiz soou o apito, encerrando a partida, a comoção no Passos das Emas foi geral: os torcedores permaneceram no estádio, os jogadores se abraçaram emocionados; e o presidente do time, Helmute Augusto Lawisch, também “invadiu o campo” e caiu nas lágrimas juntamente com a comissão técnica.
As lágrimas de Helmute se justificam. Para conquistar o acesso à Série B, foram muitos investimentos, derrotas e aprendizados.
,
“Não é com conversa que se faz futebol, não é milagre. É resultado de trabalho. Nós planejamos esse acesso no segundo semestre de 2007”, afirmou Helmute, em entrevista ao MidiaNews, no dia 10 de novembro.
As conquistas e o competente trabalho fizeram com que Helmute fosse reeleito presidente do Luverdense para o biênio 2014/2015.
Outro fato importante foi a divulgação da lista do ranking nacional dos clubes de 2014, que aponta o time de Lucas do Rio Verde como a melhor equipe mato-grossense.
Em nível nacional, o clube aparece na lista, que é elaborada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como o 44º melhor time do país com 3.372 pontos
Em relação ao ranking deste ano, o Luverdense deu um salto de oito posições. Ano passado, ocupava a 52ª posição.
A diretoria do Verdão do Norte já está reforçando a equipe com a contração de novos jogadores para disputar a série B do brasileirão de 2014.