.Guia Telefônico
Notícias » Esportes

Atualizado em 14/10/2013 ás 14:28h

Cuiabá garante jogos do Brasileiro na Arena Pantanal em 2014

Olhar Direto

Palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 e apontado como ‘elefante branco’ por críticos, a Arena Pantanal já tem a garantia de ocupação com jogos oficiais de uma divisão do Campeonato Brasileiro no próximo ano. Pelo menos jogos da Série C estão confirmados depois que o time do Cuiabá conseguiu se salvar na última rodada do grupo A da terceirona ao vencer o Brasiliense de virada por 2 a 1 em pleno estádio da Boca do Jacaré, no Distrito Federal. Com esse resultado heróico, o ‘Dourado’ rebaixou o Brasiliense para a Série D e garantiu sua permanência na competição nacional. 

Leia mais:

Copa Verde pode ser a primeira competição oficial na Arena Pantanal

Arena Pantanal chega a 85% da conclusão, informa a Secopa

O Cuiabá fechou sua participação neste domingo (13) somando 30 pontos, apenas 3 a menos que o Sampaio Correa que se classificou para as quartas-de-final. Se tivesse avançado, o Cuiabá estaria a um ‘mata-mata’ de chegar à Série B. Por outro lado, o Luverdense, também representante de Mato Grosso, conseguiu sua classificação com boa vitória de 3 a 0 sobre o Águia e vai disputar diretamente contra o Caxias (RS), o acesso à segunda divisão.

Cuiabá até poderia ter duas equipes na Série C do próximo ano, o que daria mais movimento à Arena Pantanal. Porém isso não ocorreu uma vez que o Mixto, que disputou uma vaga direta contra o Tupi (MG) acabou sendo eliminado nas quartas-de-final com derrota de 3 a 2, em Juiz de Fora. O alvinegro cuiabano disputará a Série D no próximo ano.

Doze equipes já tem vaga garantida na Série C do Brasileiro do próximo ano. Além de Juventude (RS), Tupi (MG), Salgueiro (ES) e Botafogo (PB) que se garantiram avançando para as semifinais da Série D, também estarão os quatro rebaixados da Série B que está em andamento. Outros confirmados são: Fortaleza (CE), CRB (AL), Águia Marabá (PA), Mogi Mirim (SP), Duque de Caxias (RJ), Guarani e Madureira. Também serão realocados para a formação dos grupos os quatro times que não passarem pelas quartas-de-final da Série C que já tem definidos estes confrontos: Caxias (RS) x Luverdense (MT), Sampaio (MA) x Macaé (RJ), Treze (PB) x Vila Nova (Goiás) e Betim (MG) x Santa Cruz (PE).

Dos classificados, por enquanto só está certa a apresentação de cinco equipes na Arena Pantanal em 2014: Além do ‘Dourado’, certamente jogarão em Cuiabá o Fortaleza, CRB, Águia (que ficaram na C) e o Botafogo-PB, que acaba de conseguir o acesso para a Série C. Entre Tupi e Juventude, um deles deve ir para a chave do Cuiabá. Para completar o chaveamento de 10 clubes, ainda são aguardados dois rebaixados da Série B e dois times de quatro que serão eliminados nas quartas da Série C.

Arena Pantanal – A ocupação da Arena Pantanal em 2014, não se limitará a jogos da Copa do Mundo, do Brasileiro da Série C, Série D e do Campeonato Mato-grossense. Jogos de mais dos eventos devem ser atrativos para o público amante do futebol em Cuiabá. Uma atração deve ser a Copa Verde que está em fase de formatação. Essa disputa deverá ter Cuiabá e Mixto como representantes de Mato Grosso no torneio que deve contar com 16 clubes e ser disputado em forma de mata-mata entre os dias 19 de janeiro e 16 de fevereiro de 2014. Serão oito datas para a competição que pode dar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2015. 

Estão previstos três clubes do Pará (Paysandu, Remo e Paragominas), dois do Amazonas (Nacional e Princesa do Solimões), um de Rondônia (Vilhena), um de Roraima (Náutico), um do Amapá (Oratório), um do Mato Grosso do Sul (Cene), um de Tocantins (Interporto), um do Espírito Santo (Desportiva), dois do Distrito Federal (Brasília e Brasiliense) e um do Acre (Plácido de Castro).

Campeonato Brasileiro – O Governo do Estado e a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) prometeram pleitear junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a realização de jogos do Campeonato Brasileiro da Série A na Arena Pantanal, assim que terminar a Copa do Mundo.

Série C – O domingo foi decisivo para os dois times de Mato Grosso na terceirona. Enquanto um lutava pela classificação, outro tinha a difícil missão de se manter na competição. Sob muita chuva, o Luverdense, de Lucas do Rio Verde, se garantiu nas quartas-de-final da Série C ao vencer por 3 a 0 o Águia-PA, neste domingo (13), em jogo disputado no estádio Passo das Emas. O Luverdense enfrentará na proxima fase o Caxias-RS. Serão dois jogos, ainda com datas e local indefinidos. Quem sair vencedor deste confronto estará na Série B do próximo ano.

Já o Cuiabá venceu o Brasiliense, por 2 a 1 e se garantiu. A derrota mandou o Brasiliense para quarta divisão, juntamente Baraúnas (RN) e Rio Branco (AC). Cuiabá e Brasiliense encerraram a primeira fase com 30 pontos, porém, o time mato-grossense escapou no saldo de gols. Na partida deste domingo, só a vitória interessava ao Dourado, que começou perdendo. Ederson abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo. O Cuiabá reagiu rapidamente e empatou com Grafite aos 33 minutos. O empate rebaixava o Cuiabá. E não sobrou outra opção ao Dourado que foi para o tudo ou nada no segundo tempo e conseguiu a vitória com gol de Hermínio aos 31 minutos.

Confira os resultados finais do grupo A:

Treze 1 x 0 Santa Cruz

Fortaleza 2 x 2 Sampaio Corrêa

CRB 3 x 2 Baraúnas

Brasiliense 1 x 2 Cuiabá

Classificados:

1º Santa Cruz - 34 pontos (10 v, saldo 12)

2º Luverdense - 34 (10 v, saldo 10)

3º Treze - 33 (10 v, saldo -6)

4º Sampaio Correa - 33 (9 v, saldo 15)

Eliminados:

5º Fortaleza - 32 (9 v, saldo 17)

6º CRB - 32 (9v, saldo 7)

7º Águia - 31

8º Cuiabá - 30 (8 v, saldo 10)

Rebaixados:

9º Brasiliense - 30 (8 v, saldo -1)

10º Baraúnas - 13

11º Rio Branco-AC - 6

Quartas-de-final

Sampaio Correa (MA) x Macaé (RJ)

Treze (PB) x Vila Nova (GO)

Betim (MG) x Santa Cruz (PE)

Caxias (RS) x Luverdense



Olhar Direto

Comentários ( )