.Guia Telefônico
Notícias » Especiais

Atualizado em 26/04/2013 ás 14:13h

Confira o artigo diretas já 30 anos

Carlos Avalone é suplente de deputado estadual e foi secretário de Estado no Governo Dante de Oliveira

Assessoria

 

Eleito em 1982, Dante de Oliveira foi empossado como deputado federal em 1º de fevereiro de 1983 e logo a seguir, a 02 de março, apresentou a PEC - Proposta de Emenda Constitucional nº 5, denominada Emenda das Diretas, que se transformou no maior movimento cívico político do Brasil.

Nascido em Cuiabá a 6 de fevereiro de 1952, Dante de Oliveira sempre teve destacada atuação política em nosso estado, mas era, praticamente desconhecido nacionalmente. Quando chegou à Câmara Federal, com apenas 30 anos de idade, e já apresentando uma Emenda Constitucional daquela envergadura, em pleno regime militar de exceção, chamou a atenção das maiores lideranças políticas nacionais, como Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela, Tancredo Neves, Franco Montoro, Mario Covas e Fernando Henrique Cardoso.

 

A partir de sua tramitação na Câmara, abraçada por todas as lideranças políticas importantes, a PEC ganhou as ruas e se transformou, além de ter transformando o país também. Depois da PEC de Dante, vimos o tamanho da força do povo brasileiro, assistimos as maiores manifestações públicas que o pais já assistiu, de maneira ordenada e em todos os recantos do Brasil.

A Proposta de Emenda Constitucional nº 5 acabou por ser rejeitada em votação que foi acompanhada por toda a nação brasileira. Aliás, essa votação não compareceram ‘apenas’ 112 deputados, mas já havia chegado às ruas e o processo se tornando irreversível.

 

Derrotada a Emenda das Diretas, as lideranças políticas, os artistas, os atletas e toda a população brasileira continuaram a lutar pela redemocratização do Brasil e mesmo não conseguindo eleger diretamente o Presidente da República, foram para o Colégio Eleitoral elegendo Tancredo Neves como presidente.

Decorridos 30 anos da votação da Emenda das Diretas, o Brasil retomou a democracia, debelou a inflação através do Plano Real implementado por Fernando Henrique Cardoso e pelo PSDB, transformou-se na 7ª economia do mundo e caminha célere para ser o maior produtor mundial de alimentos, demonstrando de maneira inequívoca que se há algum outro regime político melhor que a DEMOCRACIA ele ainda não foi inventado.

Dante exerceu seus mandatos tendo a democracia como norte, sendo deputado estadual, deputado federal, ministro, prefeito de Cuiabá e Governador de Mato Grosso por duas vezes.

Para finalizar este artigo, transcrevo uma das mais belas frases do maior líder que Mato Grosso já teve: "Jamais seremos um povo livre enquanto tivermos um só brasileiro analfabeto, um único compatriota desempregado,uma única criança passando fome nas ruas ou favelas".



Assessoria

Comentários ( )