.Guia Telefônico
Notícias » Especiais
Especiais

Atualizado em 05/06/2013 ás 14:37h

Você é civilizado? 35 deslizes da etiqueta do dia a dia

Faça uma autoavaliação honesta: você anda de salto alto no apê? Come na mesa do trabalho? Veja como é possível melhorar a convivência com os outros

IG

Lixo transbordando dos bueiros nas enchentes. Empurra-empurra para embarcar ou desembarcar do metrô. Cheiro de comida no escritório com janelas vedadas. Ninguém em sã consciência deixaria de criticar os responsáveis por qualquer uma das situações descritas acima. Mas você sempre guarda o lixo na bolsa para jogar no cesto? E espera o desembarque para entrar no vagão? Ou se dispõe a comer na copa quando está com o trabalho atrasado e o escritório não tem janelas?

Ser civilizado é reconhecer que não se vive sozinho. E, a partir disso, estar atento às pessoas ao redor e ser capaz de mudar suas atitudes individuais em prol de todos. “É preciso lembrar que não se vive isolado. As pessoas esquecem mesmo do outro”, afirma a consultora de imagem pessoal e etiqueta Ana Vaz.

“Jamais faça para o seu próximo nada que você não gostaria que fosse feito com você” e “seu direito termina onde o do outro começa” são, na opinião da consultora de etiqueta Célia Leão, duas máximas que, se seguidas, mudariam completamente o comportamento de muitos. Entender esses dois conceitos faz com que a pessoa respeite mais e sempre se coloque no lugar do outro antes de agir.

Faça o teste e descubra se você é bem educada Sentir-se incomodado com atos de incivilidade é muito comum, mas o pior a se fazer é partir para a discussão. Segundo as especialistas, você pode reagir de maneira gentil e educada, tentando instruir o maleducado. Mas, muitas vezes, se afastar da situação pode ser a melhor escolha.

“Por mais que alguém que esteja perto não seja uma pessoa civilizada, devemos respeitá-la. Quando temos intimidade com a pessoa, devemos orientá-la para uma melhor postura diante dos outros”, explica a consultora de imagem e etiqueta social Ana Flávia Furtado.

É fácil notar a falta de educação alheia, mas perceber os próprios deslizes é um verdadeiro desafio. Se você tem vontade de melhorar, mas não sabe exatamente como, verifique se comete com certa frequência algum dos deslizes listados na galeria acima e considere mudar sua etiqueta do dia a dia.

 

 







IG

Comentários ( )