.Guia Telefônico
Notícias » Especiais
Especiais

Atualizado em 27/06/2013 ás 22:24h

Evite misturar a questão pessoal com a profissão

Relação pessoal e trabalho

Assessoria

Reinaldo do Carmo de Souza

A maioria dos seres humanos tem necessidade de mudar. Quando se trata da vida profissional é preciso ter muito cuidado para não cometer erros e ao invés de melhorar a situação, só piora. Sendo assim, antes de começar a procurar um novo emprego é importante se perguntar, “porque quero mudar de emprego ou de profissão?”.

Uma das primeiras coisas que a pessoa precisa compreender é que o local de trabalho não é obrigatoriamente um lugar para se fazer amigos ou que se frequenta com este fim. Sendo assim, é preciso verificar se a necessidade de mudança não está relacionada com a vida pessoal.

É obvio que sempre é preferível dar-se bem com os colegas. O Clima de amizade em uma equipe dá bons indicadores de rendimento, longevidade no trabalho e bons sentimentos com relação ao trabalho. No entanto, os trabalhadores são um conjunto de pessoas que foram colocadas juntas, segundo as necessidades do empregador. Amizade à parte é preciso respeitar os seus colegas, bem como ganhar o seu respeito, é preciso confiar na capacidade de cada um para se ter um bom resultado.

Encontrar um bom emprego que corresponda às suas qualificações em termos de pagamento, benefícios, desafio intelectual, oportunidade é o auge do sucesso profissional. Mas, é preciso ter paciência e estar sempre consciente dos próprios pontos de inflexão estratégicos. Uma perspectiva em curto prazo conduz a comportamentos irracionais, e poucas pessoas enriquecem escolhendo o momento certo do mercado. Sendo assim, nada melhor do que ter um plano de carreira nas mãos e planejar a vida.

Antes de começar a procurar um emprego, é preciso saber o que se quer de um trabalho. Essa decisão é preciso se ter antes mesmo de pensar no cargo ou a área em que tem em vista. Estes são os valores principais para o profissional e para o empregador. Se um profissional não consegue responder a estas questões, então é preciso procurar um canto escuro longe das influências externas e tentar descobrir o que realmente pode lhe trazer a felicidade.

Muitas destas questões são difíceis e facilmente declinadas para segundo plano, pois exige um processo bastante trabalhoso. Algumas destas questões precisarão ser respondidas ao longo do tempo e depois questionamentos. Mas tudo isso é muito importante para evitar frustrações futuras.

O profissional deve desenvolver cuidadosamente um plano de carreira. Fazer isso não é como escrever um plano de negócios ou de investimento. Não pode ser um documento estático e fixo. Deve obedecer e reagir às condições de mudanças à medida que as restantes variáveis mudam. Deve ser atualizado numa base regular, e não atirado para o fundo de uma gaveta onde nunca mais será visto. Nas diversas áreas de atuação, a concentração no trabalho é fundamental. Evite misturar a questão pessoal com profissão e ter prejuízos no local de trabalho.









Assessoria

Comentários ( )