.Guia Telefônico
Notícias » Economia

Atualizado em 01/08/2013 ás 14:28h

Nova Mutum tem o 3º melhor índice de desenvolvimento humano

Dados foram divulgados essa semana pelo PNUD

Assessoria

Os dados sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado essa semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) confirmou o crescente desenvolvimento de Nova Mutum. O Município esta os principais do país com média de desenvolvimento que supera inclusive grandes municípios do estado.

 

Pela pesquisa Nova Mutum alcançou 0.758, ficando atrás apenas de Cuiabá que lidera o Ranking estadual e Lucas do Rio Verde que esta em segundo. Quando a pesquisa aponta os municípios do interior Nova Mutum é o segundo colocado, ficando a frente de vários municípios como Sorriso, Sinop, Rondonópolis e Primavera do Leste.

 

O IDHM foi desenvolvido pelo Pnud em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, para mostrar a realidade social dos municípios brasileiros a partir de três indicadores: renda, longevidade e educação. O índice divulgado foi calculado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

No quesito renda per capita, o município também de destaca no cenário estadual e confira entre os cinco municípios em que os moradores possuem maior poder aquisitivo.

 

A Pesquisa apontou o Índice dos 5.565 municípios Brasileiros, Nova Mutum ocupa a posição 400º com a nota 0.758. Quem lidera o ranking é São Caetano do Sul, em São Paulo, lidera o ranking nacional com índice de 0,862. O geral do país é de 0,727.





Assessoria

Comentários ( )