.Guia Telefônico
Notícias » Economia

Atualizado em 07/06/2013 ás 20:23h

Dia dos Namorados: Finanças Práticas dá dicas para manter o orçamento em dia

Finanças pessoais

Redação

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, está se aproximando e com ele a necessidade de surpreender o parceiro com um presente especial, um jantar em restaurante badalado ou mesmo uma viagem. Essas opções normalmente comprometem o orçamento e, com o objetivo de ajudar o casal, o Finanças Práticas preparou algumas dicas para aproveitar a data sem escorregar no orçamento:

Organize-se

Determine o quanto poderá gastar e organize atividades que caibam dentro desse orçamento. Pesquise os preços dos passeios, dos presentes e da alimentação e coloque tudo em uma planilha para ter o controle dos gastos.

 Passeios

Considere alternativas mais em conta ou até locais públicos, que costumam ter atrações gratuitas. Visite museus, bibliotecas e faça passeios ao ar livre. Não se esqueça de verificar o horário dos eventos, previsão do tempo e evite trânsito. Se for um dia ensolarado, aproveite e faça um piquenique!

Jantar

Sair com o seu parceiro e levá-lo em algum lugar para almoçar ou jantar, por exemplo, envolve despesas extras com transporte, estacionamento, sobremesas e taxa de serviço. Se tudo isso não couber no seu orçamento, procure restaurantes mais baratos. Também considere outras opções de estacionamento, para evitar o custo adicional de serviço de vallet.

Prepare uma refeição romântica em casa.  Faça uma lista com os ingredientes necessários e vá às compras. Não se esqueça de verificar nos supermercados ofertas especiais. Cozinhe junto com seu par e faça um jantar à luz de velas. Um dia romântico como esse pode até substituir o tradicional presente.

Escolha do presente

Se o objetivo for mesmo comprar algo, atenção: nada de deixar para a última hora. Evite o tumulto das lojas e a pressa, elementos que fazem com que você se agite e gaste bem mais do que deve. Escolhido o presente, pesquise preços e condições de pagamento. No momento da compra, procure negociar. Guarde a nota fiscal e capriche na embalagem. Você pode também personalizar um cartão, dando seu toque especial.

E lembre-se!

Aproveite a data para mostrar seu carinho e atenção. Mas isso pode ser feito de várias formas, sem que precise gastar muito ou mesmo se atolar em dívidas. Ame o seu par, mas cuide do seu bolso!



Redação

Comentários ( )