.Guia Telefônico
Notícias » Cultura

Atualizado em 07/08/2013 ás 20:39h

Orquestra de Mato Grosso faz sua quinta apresentação em Nova Mutum

Concertos Populares 2013

Redação MT em Destaque

 

A série de Concertos Populares chegou a sua quinta de oito apresentações pelo Estado de Mato Grosso. Em frente a prefeitura de Nova Mutum recebeu mais de 1500  pessoas na noite de 07 de agosto. Um recorde de público em todas as edições dos Concertos Populares. 

Juntamente com a aresentação da orquestra de Mato Grosso a Orquestra jovem de Nova Mutum fez seu VIII Concerto Oficial e na manha desta quarta aconteceu a gravação de seu 4º DVD onde participaram o trio Pescuma Henrique e claudinho e o maestro Leandro Carvalho.

Com o objetivo de formar novas plateias e democratizar o acesso a bens culturais, este ano, a série de Concertos Populares da Orquestra do Estado de Mato Grosso vai percorrer mais de 2 mil km levando a música de concerto para oito municípios mato-grossenses. As apresentações gratuitas, em locais públicos e ao ar livre ocorrerão no mês de agosto nas cidades de Rondonópolis(01/08), Campo Verde (02/08), Cuiabá (03/08), Sapezal(05/08), Nova Mutum (07/08), Lucas do Rio Verde (08/08),Sorriso (09/08) e Sinop (10/08).

Amparada pelo patrocínio do Grupo André Maggi, este ano a Orquestra do Estado de Mato Grosso estará acompanhada do trio Pescuma, Henrique & Claudinho, exibindo verdadeiros “clássicos populares” que se tornaram referência do rasqueado mato-grossense. O repertório, além de desempenhar temas da música mato-grossense como A Lua e Dinheiro custa ganhar, passeia por pérolas da música brasileira de diversas regiões como Casinha branca, de Elpídio dos Santos e Querência amada, de Teixerinha.

A Temporada 2013 da série de Concertos Populares também conta com composições marcantes de Pescuma em parceria com importantes nomes da música popular brasileira, caso de Tá faltando alguém aqui, composta junto com Zezé Di Camargo, e Sinhá Rita, parceria com Marques Caraí.

Dois dos maiores sucessos do trio enriquecem ainda mais o programa da turnê: Pixé, escrita por Moisés Martins e Pescuma, exalta tradições e costumes da cultura mato-grossense tais quais a culinária, festejos, danças regionais e linguajar característico; e outro importante hino popular, uma das canções mais emblemáticas do Estado, É bem Mato Grosso, composição fruto da parceria entre Pescuma e Ulisses Serotini, completa o repertório. “Para nós, que sempre fazemos shows com bandas, será uma experiência única realizar esses shows junto com a Orquestra”, ressalta Henrique. 

Essas canções foram especialmente arranjadas em 2008, quando a Orquestra, em parceria com o Trio, gravou seu terceiro DVD, Cantos do Brasil. De forma criativa e ousada, a Orquestra elabora, permanentemente, novos arranjos e composições para a singular combinação entre instrumentos eruditos e regionais como a viola de cocho, o mocho e o ganzá, consolidando uma sonoridade única.

“A nova prensagem do DVD Cantos do Brasil motivou a retomada da parceria com o Trio nessa turnê pelo Estado. Essas oito apresentações especiais trarão um novo espetáculo que inclui outras peças e arranjos que não estão no DVD. É o caso de Libertango [de Astor Piazzola],Índia e Choli [ambas de José Asunción Flores], Saudade [de Mário Palmério], Recuerdos de Ypacarai [Demetrio Ortiz] e Chalana [de Mário Zan e Alindo Pinto]. Serão espetáculos para serem apreciados por toda família”, convida o maestro Leandro Carvalho.

Desde sua criação, em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, já realizou Concertos Populares em quase 150 cidades de 23 estados brasileiros.

A Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os Concertos Populares são realizados em conjunto com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e têm o patrocínio do Grupo André Maggi e apoio cultural da TV Centro América, bem como das prefeituras de Cuiabá, Rondonópolis, Campo Verde, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. Para a realização de sua Temporada 2013, incluindo a série de Concertos Oficiais e Didáticos, a Orquestra tem ainda o patrocínio Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos, e o apoio cultural de Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza e Soul Propaganda.

Agenda Completa

01/08 – quinta-feira – Rondonópolis (às 20h na Praça Brasil)

02/08 – sexta-feira – Campo Verde (às 20h na Praça João Paulo II)

03/08 – sábado – Cuiabá (às 20h na Praça da República) 

05/08 – segunda-feira – Sapezal (às 20h no Paço Municipal)

07/08 – quarta-feira – Nova Mutum (às 19h no Jardim da Prefeitura Municipal – Com abertura da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum)

08/08 – quinta-feira – Lucas do Rio Verde (às 20h no Lago Ernani Machado)

09/08 – sexta-feira – Sorriso (às 20h na Praça das Fontes)

10/08 – sábado - Sinop (às 20h no Complexo de Eventos do Estádio Municipal)

 

 



Redação MT em Destaque

Comentários ( )